ENTRE AMIGAS
Edna Lopes
 
 

O ensaio da conversa é sempre ao telefone. As novidades resumidas aguçam a curiosidade, a espera e o interesse pelo encontro, pois tudo pode acontecer, desde uma boa prosa sem tempo de acabar, um papo sério ou mesmo uma boa conversa fiada. Invariavelmente, o clima é de conversa afiada.

Com algumas amigas especiais nossos encontros são assim.Conversas, confidências, impressões, visões de mundo compartilhadas ou simplesmente, risadas. Tudo isso recheado de muita alegria, afeto e camaradagem explícita.

Não há como não perceber que muitos nos olham como bichos raros, como se reconhecessem que pertencemos a alguma confraria secreta, cujos códigos são olhares, arquear de sobrancelhas ou mesmo um riso no canto dos lábios. É compreensível o olhar surpreso dos homens e o de inveja de algumas mulheres que não conseguem estabelecer relações nesse nível, já que estamos há anos contrariando a tese de que mulheres só conseguem ser rivais, competem entre si, disputam tudo e por isso não há amizade entre elas.

A esta altura da vida ouso dizer que somos vinho de outra pipa. Somos amigas, sim. Respeitamos a individualidade uma da outra, mesmo quando, às vezes, discordamos das atitudes, dos posicionamentos tomados ao longo da caminhada. Amigas que precisam sim, vez ou outra, sentar em algum lugar, chorar as mágoas, dar risada, falar sério, trocar confidências ou pura e simplesmente, aproveitar a companhia uma da outra.

Também, a esta altura da vida, orgulho-me de ter amigas assim. Se a ocasião exige, são sérias, competentes, racionais, porém quando na intimidade do convívio, são bem-humoradas, molecas, emoção à flor da pele. Com amigas assim, a vida fica mais fácil e os problemas que enfrentamos podem ser compreendidos com o tamanho e dimensão que de fato possuem.

Não viveremos nem sentiremos a dor uma da outra, mas sabemos que não estamos e nem estaremos sós. Se papo-cabeça ou conversa fiada, entre nós haverá sempre assunto de prosa inteligente e bem-humorada.