VOCÊ QUER?
Edna Lopes
 
 

"Se você quiser
Eu vou te dar um amor
Desses de cinema
Não vai te faltar carinho
Plano ou assunto
Ao longo do dia..."
- Ai, Ai, Ai... Vanessa da Mata -


Se você quiser, abrirei espaço no meu armário, no meu coração, na minha vida. Convido-o ao meu mundo de menina da roça, acostumada a acordar com o canto de pássaros, cacarejos e mugidos. Acostumada a ouvir e se encantar com aboios e moda de viola. Convido-o ao meu mundo de noites estreladas, vagalumes e luares inacreditáveis; de contos de assombração e personagens de capa e espada.

Se você quiser, divido contigo meus tesouros. Uns livros, uns discos, uns poemas num velho caderno e muitos, muitos sonhos. Em cada um deles, o firme propósito de continuar sendo verdadeira, fiel às minhas origens, à minha história.

Se você quiser, serei sua companheira, irmã, mãe, filha, mulher, amante, esposa, amiga. Os papéis que o Amor determinar, viverei todos e cada um com estrelas nos olhos, pois, parafraseando Pessoa, em tudo sou inteira e ponho tudo no mínimo que faço.

Se você quiser, será meu professor de quase tudo, pois tudo gostarei de aprender contigo. Serei toda ouvidos, alma e coração para seus projetos e sonhos. Ao dividi-los comigo, serão meus também. Poderei ainda ser sua professora, na matéria que você se dispuser a ser meu aluno. Como garantia, a paciência amorosa, a espera por teu tempo de aprender e o prazer de aprender, enquanto ensino.

Se você quiser, você e eu seremos "nós". Dividiremos cama, contas, alegrias, tristezas. Somaremos amizade, problemas, cacos de nossas vivências anteriores. Diminuiremos solidão, despesas com correio e telefone. E, se tudo der certo, haverá multiplicações por dois, por três e até por mais, se a matemática da nossa vida assim permitir.

Se você quiser, teremos uma vida boa. Caminharemos, lutaremos lado a lado, ombro a ombro. Brigaremos. Faremos as pazes. Adormeceremos abraçados. Amaremos no amanhecer. Riremos das nossas idiossincrasias. Envelheceremos juntos. Cultivaremos as nossas manias, afinal o que é o Amor senão uma valsa? Vezes em que os pares se afinam...

Se você quiser, é só me amar sem medida, me aceitar por inteiro, rir da vida comigo, gostar de mar, de sertão, de música, de poesia, de silêncio e de sussurros.

Dizer mais o quê? Apenas repetir a pergunta que não quer calar:

- Você quer?