VENEZA DOS SONHOS
William H. Stutz
 
 

A internet é realmente surpreendente.

Um especial amigo me indicou recentemente belo site de música italiana, uma coletânea com mais de seiscentas músicas das mais variadas épocas e estilos: Achille Togliani, Adamo, Carla Boni, Peppino di Capri, Rita Pavone, apenas para citar alguns dos que lá se fazem presentes.

Ao ouvir algumas músicas me vi em plena Piazza di San Marco na mágica Veneza, cercado por belas pessoas e milhares de famintas pombas, algumas mais audazes a pousar em meu ombro como a suplicar migalhas de alimento. Abro caminho entre elas, Columbias livia de pura linhagem, até o Palácio dos Duques, me encanto com suas colunas góticas.

Ao som boa música me aventuro a assistir a Regatta Storica uma popular e aborrecida, para mim, corrida de gôndolas, coisa para turista americano, coisa para inglês ver. Sigo.

Compro um jornal, Il Mattutino, e distraído me sento à sombra em pequena mesa, caprichosamente decorada com alva toalha bordada de uma típica cantina veneziana ou fritolin com por lá as chamam, onde, lentamente sorvo saboroso ombra, claro o vinho é da casa. Já imagino o jantar, um delicioso Fegato alla Veneziana ou seja: fígado de vitela preparado com cebola, azeite, manteiga, salsinha, crouton de pão frito na manteiga e uva passa, servido com polenta. Continuo minha caminhada. Paro junto à maravilhosa Ponte Rialto, sem dúvida a mais bonita de toda Veneza, a música de fundo, minha trilha sonora de vida naquele momento é uma composição de Ennio Morricone composta para o filme genial e único - Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore. Posso sentir, posso compartilhar da emoção do destemido aventureiro mercador Marco Pólo ao retornar depois de vinte e quatro anos de suas viagens fantásticas e, ao longe avistar seu encantador porto seguro, sua deslumbrante Veneza, a inesquecível e eterna cidade dos Dodges. Valeu amigo, valeu. Muito obrigado.

Só para constar: Nunca estive na Europa, muito menos em Veneza. Mas sonhar, se consumir em sonhos é preciso. Alimenta o espírito. Me faz sobreviver. Meu Deus como a internet é incrível.