NOVO
Beto Muniz
 
 

Faz frio em São Paulo. Dias frios me são tristes, e a tristeza num dia frio me lembra Casablanca. Não o filme todo. Precisamente uma cena que não lembro ter assistido, acho que não foi exibida. Talvez nem tenha sido filmada.

Humphrey Bogart, ou melhor, Richard Blaine assovia 'As time goes by' num final de tarde como se roubasse uma lembrança do passado. A rua está vazia. Apenas o protagonista passeia pela calçada. Mãos nos bolsos do sobretudo que imagino ser bege, só imagino, não tenho certeza já que o filme na minha mente, assim como o original, foi rodado em preto e branco... isso não importa. Na janela fechada acima (é um quarto de hotel), Ingrid Bergman parece que ouve a melodia preenchendo os vazios da tarde fria e se vira para a câmera. Estou sozinho na platéia e tenho os olhos fixos na tela imaginaria quando o close corta da boca assovienta do Rick direto para os lábios da Ilsa Lund. Close abrindo para o rosto da senhora Laszlo, por favor! Não há sobressaltos, apenas seus olhos - fecha o close nos olhos! - adquirem um brilho molhado, de quem ganha, sem pedir, uma tristeza não derrotada. Silêncio. É tempo dos olhos expressar o que vai pela alma dessa mulher. Eles se demoram, úmidos, atentos ao nada. Se não me faltasse arte nas mãos eu poderia eternizar estes olhos num quadro, numa pintura. Tarde em preto e branco na tela... não sei se é minha mente que produz efeitos visuais, mas está nevando além do vidro! Pequenos flocos brancos contrastando com os lábios de Ilsa, súbita cor vermelha entre os tons de cinza. É nesta hora, neste exato instante, que me identifico com Casablanca, dias frios, vazios, tristes. Como se no inverno um pedaço do filme rodasse continuadamente dentro de mim. O assovio parou e Rick Blaine se afasta, ouço o som de seus passos. Só eu ouço - repito, não há mais ninguém na platéia. Dentro do quarto a mulher, ainda imóvel, fixa os olhos na janela fechada... silêncio. Nem passos, nem assovio, nem nada. A neve caindo não tem som... mas isso também não importa. Ilsa pensa que foi traída por sons do passado, suspira levemente, volta suas costas para a câmera e começa a arrumar a mala sob a cama e a cena se fecha escurecendo, escurecendo até ser noite sobre a tela. Apenas em minha mente 'As time goes by' permanece num assovio que tenta aquecer e preencher os vazios dessa tristeza cinza.

Por algum tempo achei que eu era romântico demais, depois considerei que posso ter é muita raiva de Rick... não sei. Preciso pensar! Talvez eu seja apaixonado por Ilsa e precise de um bom lugar para rever Casablanca, ter certeza que esta cena existe. Seria um revés nos devaneios descobrir que ela nunca foi filmada.