BELEZA RARA
Léia Carvalho
 
 

Na balada a pista de dança, é um grande refrigerador de vidro onde as carnes ficam expostas para o consumidor fazer sua escolha.
O produto "comercializado" pode ter em comum com a carne do açougue o frescor, mas diferentemente se mexem, e muito de preferência.
Para um "bom" baladeiro o bom mesmo é a carne "fresca e que se mexe". Figurinhas carimbadas de baladas não são mas cobiçadas, ficam para o fim da festa, quando todas as outros opções já tenham resultado em tentativas frustradas de uma "pegada" ou de uma lanchada, já não sei mais ao certo qual é a linguagem.

As pessoas são separadas por unidade: essa sim, essa não, essa na reserva.
Muitas vezes separadas pelo kilo da carne mesmo: leve de mais, não tem muita carne; pesada de mais provável indigestão.
Há ainda a separação por forma: o peito dessa está na medida, todo arredondado; a barriga então é maravilhosa bem definida.
Alguns ainda conseguem diferenciar o sabor: essa é do tipo suculenta dá um bom caldo.

Homens e mulheres fazem isso diáriamente, e muitas vezes nem estão em uma balada, estão apenas vivendo os dias, ainda não sei se vivendo ou se passando pela vida, mas o fato é que muitos olham somente a casca.
Verificam a embalagem, compram a propaganda e ignoram o conteúdo. Pior de tudo é que muitas vezes consomem, não gostam, mas mantém a dieta, simplesmente porque é a comida da moda.
Senso comum. Ninguém mais questiona o que é isso? Ninguém mais nada contra corrente? Alguém ainda sabe o que é isso?

A embalagem engana, e encana aos tolos. A aparência bonita pode omitir um produto estragado ou contaminado.
As cascas feridas e não tão belas, podem nos afastar de sentir o sabor doce de uma pera toda feia (em determinados padrões) por estar bem madura, ou ainda os pelos do kiwi podem nos impedir de conhecer uma frutas deliciosa e cheia de vitamina C.

Felizmente quando os raros resolvem conhecer o contéudo, descobrem lindas pérolas. A peróla uma jóia de forma única, de encantadora beleza e de grande valor, é envolvida por um molusco pegajoso ou por uma ostra desforme.
Quando olha-se o interior é possível notar que todos têm espaço e que cada ser é belo em sua unidade.