MUDANÇA DE PLANOS
Doca Ramos Mello
 
 

Querido Diário:

Eu disse p'ra você que a eleição ia ser uma facada, eu falei, porque quanto mais a gente entra nisso de política, mais a gente aprende que está num ninho de cobras peçonhentas, esse pessoal não vale a mosca do cocô do cavalo do bandido, como diz meu Vantuil, coitado. Desde os tempos de vereador, meu Vantuil foi me explicando que eu não podia dar mole p'ra ninguém - bom, vamos deixar o Rogê fora dessa, o Rogê foi uma febre minha, um rio que passou na minha vida, é assim que se fala, mas já passou, essas coisas acontecem, né não? - e que se ele queria sentar na cadeira de prefeito e eu, realizar meu sonho de ser primeira-dama, a gente tinha de lutar muito. E unido.

Pois olhe, chegou a hora.

Vantuil é candidato a prefeito. Mas a coisa está tão espinhosa, é um exército de Judas Escariote tão grande que Vantuil decidiu não baixar a guarda com essa cambada: eu sou a candidata a vice na chapa dele. Assim, evita de ele ter de, depois da eleição, mandar o vice catar lata para reciclagem ou ver se a gente está na esquina, pendurar o cara no brechó, me entende você? Que eu nem posso falar muito claramente essas coisas porque até aqui nessa porcaria de São João dos Perdões já temos telefones grampeados, escutas, gravações, filmagens, portanto pode muito bem haver por aí uma pessoa só para ler os diários da gente, depois aparece tudo no jornal, na televisão, vem a CPI, o mar não está p'ra peixe, vou lhe contar, meu caro, sabe como é, tenho de me prevenir contra esses "imprevistos", como diz meu Vantuil...

Então.

Sou a candidata a vice.

Mas, estava me matando para ser primeira-dama, você sabe, cargo que eu acho um charme e tem pouco serviço, você vê que a Dona Marisa mesmo que é a Dona Marisa, não faz nadica de nada, é uma vida de rega-bofe, tirar fotografia, manter a pose, nem falar precisa, tudo o que eu queria p'ra mim, até já tinha aloirado meu cabelo, na esperança. Menos, claro, porque São João não é Brasília, quem dera, veja você que meu filho Vanzinho, coitado, nunca que pode montar uma empresa de informática de sucesso aqui, como o filho de Dona Marisa fez em Brasília, é que esta terra aqui é muito chinfrim, por Deus! Mas, felizmente a gente comprou uma fazenda p'ra ele no Tocantins, e nisso ele é tal e qual o Lulinha, que também é fazendeiro, um compadre nosso fez o negócio, saiu por uma bagatela e Vanzinho está riquíssimo, eu fico satisfeita, ainda mais considerando que ele não precisa trabalhar na fazenda nem nada, mas só posso dizer isso, não posso me abrir, a área está assim de olho gordo, ouvido largo e boca maldita, me entende você, né não?

Então.

A oposição é uma desgraça, querido diário, e já anda falando que o Vantuil e eu somos a Rosinha e o Garotinho de Perdões, veja se tem comparação, se pode uma barbaridade dessa, nós não somos evangélicos e o Vantuil é mais bonito, não tem concorrente. Nem tem a papada do carioca. Sem contar que eu sou mais eu, acho a Rosinha meio gordota.

Também falam que somos a família real. Disso eu gostei porque o Vantuil, desde quando a gente ainda era pobre de lascar, antes do casamento e da vereança, já me chamava de rainha, era minha rainha daqui, minha rainha de lá, eu achava o máximo e ficava arrepiada, foi com essa conversa de rainha que eu peguei barriga, mas esquece. Só que eu às vezes penso que quem fala isso está debochando de nós, será que não? Bom, azar. Vantuil é rei e eu sou rainha, portanto o Vanzinho é um príncipe, que lindo! Vanzinho agora mora na Europa, sabia não? Foi fazer um curso de consultor de alguma coisa - eu lhe contei que compramos um apê lá? - e levou a namorada, aquela magricela desengonçada, não sei o que ele viu nela, a menina vive fumando um cigarrinho muito do fedorento, inhaca brava, até Vanzinho eu acho que anda fumando também, me parece. Quando pergunto p'ra ele, ele ri, Vanzinho ri de tudo, é um rapaz feliz, de bem com a vida, e ele me responde que não fuma, que o negócio dele é farinha. Eu pensei que fosse gado, me entende você? Vai ver alguém planta mandioca lá na fazenda dele.

Filhos...

Não sei o que faz um vice, mas Vantuil disse que vai me garantir uma grana quente por mês e fim de conversa, então eu vou poder acumular o cargo de vice com o de primeira-dama, que é o meu sonho maior, sempre sonhei com isso, você sabe. Dois coelhos com uma só cajadada, legal. Acho que vou colocar um pouco de botox na cara e aloirar mais o cabelo, tenho certeza de que fico muito mais Marta Suplicy que Dona Marisa, o que você acha, chique...?