Tema 188 - ASSOMBRO
BIOGRAFIA
VAI PRA FILA
E. Rohde

Morrer é uma coisa tão banal, que quem morre nem sabe que morreu. Fica o corpo no chão como ficaria uma chave caída do bolso e a pessoa, o fantasma, segue adiante sem reparar no que perdeu. Continua indo ao trabalho, comprando leite, parando no sinal vermelho, peidando, conversando.

Os vivos não conversam com fantasmas, mas os fantasmas conversam com os vivos. E, na conversa deles, os vivos respondem. Nós acreditamos tão intensamente nas nossas fabricações mentais que nem mortos nos deixamos convencer de que são falsas. Tem defunto que já morreu há não sei quantos anos e, quando olha para um espelho, continua achando que vê a própria imagem refletida. E continua se achando bonito. Passam os anos, eles veem a mesma cara que não envelhece e nem assim cai a ficha.

Morto continua a viver igualzinho a antes, a fazer os mesmos burros erros. Essa gente não aprende nem depois de morta. Dá uma pena, porque quem morre continua a ter os mesmos medos e as mesmas preocupações obsoletas que tinha em vida. Tem fantasma que tem medo de morrer, como se fosse possível morrer depois de morto.

Amanhã, quando eu chegar para você e falar: "vai pra fila, véio, que senão tu perde a vez no Juizo Final", só aí é que você vai se dar conta. Aí, sim, vai ser um assombro.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor