Tema 200 - 1956
Índice de autores
UM MENTIROSO PRECOCE
Sinval Aragão

Aquele dia algo deveria ser especial, afinal, nao se faz 7 anos mais de uma vez na vida. Na sua cabeca de menino deveria haver uma grande festa. Mas a realidade da casa pobre e triste com fogao de lenha e pouca comida certamente impedia qualquer comemoracao que exigisse gastos extras. Afinal, o orcamento familiar era simples: feijao e farinha, carne seca, o pai precisava de sua dose diaria de alcool para se manter sano e poder continuar a vida diaria com a familia que crescia a cada ano. De onde viria dinheiro para o bolo de aniversario?

- esquece disso menino! veio a voz la de dentro

Nao dava para esquecer, na escola os meninos ricos tinham parabens cantado na hora do recreio, porque nao ?

O ano era 1964 e o 28 de Maio caia num sabado, nao haveria aula.

- Mae, a professora convidou todos os meninos para ir a escola no sabado comemorar meu aniversario.

A mentira foi feita rapida, era preciso parar a dor de nao ter a atencao que queria no dia que deveria ser tao especial.

- Mesmo? que professora bacana.

A pobre mae na sua simplicidade acreditou que alguem se importava com o filho mais do que ela propria o fazia. Comprou um bolo de caixa, "Santista" era a marca e o assou na forma emprestada da vizinha.

Sabado chegou, dia de sol no semi arido do norte mineiro. La vai o menino, bolo no prato de louca coberto com quardanapo especialmente passado a ferro para a ocasiao. Menino esconde dentro o milagre da mentira. Sabe que pode ser descoberto mas nao ousa admitir a si mesmo que o que faz nao eh certo. Impluso de amor proprio a uma idade tao precoce ? inveja dos outros meninos? Vai se saber..... nao importa! O sol eh quente e o grupo escolar ja vai chegar.... rapido antes que alguem o veja!

Chega no portao do grupo, a igreja matriz em frente, ninguem a vista, menino entra... tudo esta quieto, nem uma viva alma.. os vidros quebrados das janelas o unico indicio das atividades diarias que se passam ali.

Menino anda pelo corredor, longo de se chegar ao fim.. menino de pernas curtas demora a chegar ao final. Ali ele acha um canto, senta se entre os banheiros e o lixao... porque ali ? nao sabe, eh o lugar mais escondido... onde poderia comer o bolo a vontade.

Finge que nao sabe que nao ha comemoracao... afinal, ele eh a estrela da festa.

Nao ha faca para cortar o bolo, suas maos muito pequenas tentam tirar um pedaco e nao consegue mais do que poderia comer.

Ele devora o que pode, rapido, temendo ser descoberto na sua mentira. Olha para o grande bolo no prato, lembra da pobre mae, quase chora mas tenta esquecer a dor da falta dos outros meninos com quem poderia dividir o bolo.

Eh com um certo sentimento de culpa que joga o bolo no buraco imenso do lixao do grupo escolar. La vai o bolo rolando pro fundo onde nao seria visto na segunda feira quando o grupo escolar todo se encheria de vida.

No fundo ele sabe que a mentira criada nao era somente para si. Ele quer proteger a maezinha amada, fazer ela saber que outros amam seu filhinho e querem comemorar seu aniversario.

Depois de um tempo, prato e guardanapo na mao, ele volta para casa. Sua mae parece feliz em ve-lo. Aquela mentira nunca poderia ser descoberta!

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor