Tema 012 - LÁ FORA
BIOGRAFIA
QUE LOUCURA!
Viviane Alberto

Eu sei que você já deve estar cansado desse assunto. Não mais do que eu, pode acreditar. Mas nesse caso, minha indignação é maior do que o cansaço.

É, é isso mesmo. O caso da Vaca-Louca. Ou melhor, a ausência de um caso sequer!

Incrível a imagem que o Brasil tem lá fora. Saber, a gente sempre soube. Mas nunca tinham pisado tão feio nesse calo. Prova disso foi um concurso que uma grande montadora de automóveis promoveu há alguns anos atrás. O desafio era conseguir um carro que tivesse 'a cara do Brasil'. Centenas de designers internacionais mandaram seus projetos. O vencedor foi um prodígio, criado por um francês. Um lindíssimo carro anfíbio, amarelo-ovo em sua concepção original. Com rodas que deixariam qualquer trator Massey enciumado.

O engenheiro franco justificou sua escolha por acessórios tão insólitos (paralamas ou barbatanas, era a pergunta), dizendo que nunca viera ao Brasil e sua 'obra' havia sido projetada considerando dados por ele pesquisados: tratava-se de um país com grande volume de águas fluviais e (muito) terreno acidentado. E o cara ainda ganhou um prêmio. Bem maior do que as rodas, diga-se de passagem.

Sim. Até bem pouco tempo atrás, éramos o povo-sapo. Vivíamos seminus, espalhados por nossas florestas, sambando nessa imensa Amazônia que toma boa parte da América do Sul. Mas isso não bastou. Agora, querem que o mundo acredite que nossas vacas tremem.

O que não falta nesse país é pasto. E eles querem acusar nossas vaquinhas de terem comido ração contaminada. Ração! Tem cabimento isso, se a única coisa que não falta aqui é capim?

Mas o buraco que eles acharam está bem mais abaixo do Equador. O que eles não conseguem engolir não é a ração. É a idéia (louca?) de que um país de mestiços (nós),  de terceiro mundo (o nosso), esteja exportando mais aviões do que eles. Eles, os caras do lombinho.

Aliás, indignação à parte, esse oba-oba fez muito bem para o povo brasileiro. A Balança Comercial pode ter ficado meio ressentida, mas uma pontinha de orgulho fervilha no  nosso coração. De repente, não somos mais apenas exportadores de novelas. Exportamos aviões, imagine! Coisa de gente grande!

Há quanto tempo não se via um protesto, uma manifestação no Brasil? A loucura infundada dos nossos bovinos mexeu com o brio da nossa gente. Gostei, gostei! Pararam o Porto, fizeram churrasco em frente ao Consulado. Claro que teve um sambinha, que ninguém é de ferro. E eles tinham que entender direitinho com quem estavam lidando!

E tem mais, junto com os técnicos que eles mandaram pra cá, deveríamos despachar também uma cópia do Rei do Gado. Que eles morram de inveja, mesmo. Quero ver eles embargarem o Fagundes... quero ver!

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor