Tema 013 - CARNAVAL
BIOGRAFIA
CHORINHO DE CARNAVAL
Maurício Cintrão

Neste sábado de Carnaval, enquanto São Paulo balançava silicones bronzeados no sambódromo, caí no choro pela TV. Era um daqueles programas que conquistam o público homeopaticamente. Cultura neste país é um pouco assim. Colhe interessados aos poucos, feito último ônibus da madrugada.

Era o espetáculo de encerramento do 23ª Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, realizado na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Denominado Os Chorões, o programa foi transmitido pela TV Senado. No palco de simplicidade franciscana, Violão, Sete Cordas, Cavaquinho e Pandeiro emprestavam magia ao Carnaval.

Fui parar ali por acaso, perdido no surf do controle remoto. Voltar a ouvir chorinho daquela forma inesperada foi como relembrar, de repente,  as cantigas da infância.  Mais do que isso, foi como sonhar com a própria infância. Quando menino, aprendi a apurar os ouvidos com os duetos da mãe Iza com tia Landa, acompanhadas pela gaita de tio João e o violão do primo Formiga. Passávamos horas nas tardes ensolaradas da Ilhabela a aprender letras de músicas que ninguém mais tocava.

Pois ao mesmo tempo em que me emprestou passagem de volta aos saraus familiares, o show da TV me levou a um mundo desconhecido - como faziam os duetos das irmãs na minha infância. O chorinho bem tocado é incomparavelmente belo. Mas teve mais. Em determinado momento, um cavaleiro alado triscou a tela: Hamilton de Holanda.

O chorinho clássico, daqueles que a gente ainda ouve aqui ou ali nos bares de bom gosto, deu lugar a um inspirado instrumentista que costurou frases musicais com a maestria de um mago. Cavalgando um bandolim, fez som como há muito tempo eu não ouvia.

Era música tocada para os deuses, interpretada com a simplicidade do botequim e o virtuosismo embriagante dos melhores mestres licoreiros. Interpretando "La Catedral", choro guarani do paraguaio Agustín Barrios, Holanda encheu a sala de luz. Foi literalmente espetacular.

Na tela da TV, no meio desse povo, os seios artificiais enfastiavam. E eu ria feito menino porque, longe da balbúrdia comercial, confirmava a existência do talento genuíno que pensava ser traição da memória ao valorizar os sons da infância. Benditos sejam os músicos celestiais que sobrevivem apesar da nossa mediocridade pagã.
Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor