Tema 018 - PENSAMENTOS IMPERFEITOS
BIOGRAFIA
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
Beto Muniz
Deve ser difícil ser Santo. Pautar os atos e ações em vida conforme as doutrinas da madre igreja é babinha. A dificuldade é no pós-morte e beatificação. O sujeito tem que manter a pose adquirida na santificação, por toda eternidade. Ou seja, do jeito em que morrer fica. Estatuado.

Posso falar desse assunto tranqüilamente, não corro o risco de ser excomungado, pois sou ateu praticante. A única mácula no meu currículo é uma mania antiga de rezar antes de dormir. Só que não quero falar da minha fé, ou falta dela, quero falar da fé alheia. Da fé beata.

Tenho um crucifixo na parede do escritório, bem atrás da minha cadeira, acima de minha cabeça. O Cristo fica pendurado na cruz, sangrando por cinco buracos e espiando o meu cocuruto. Isso quando não estou olhando, porque quando boto olho nele, o danado fecha os olhos numa expressão de dor penitente. Quis arrancá-lo dessa pose, mas fui impedido pelo patrão católico praticante que não se compadece do Jesus imolado.

Esse mesmo patrão carrega uma imagem da Mãe de Cristo. Aonde vai leva a santa que viaja na pasta, no console do carro, vigia a mesa de trabalho, volta para a maleta, console do carro e volta para casa. Dia desse, devoto que é, esqueceu a Mãe de Cristo no capô do carro, quando o motorista arrancou a Santa veio abaixo e quebrou-se em vários pedaços. Os cacos foram parar no lixo e uma nova imagem foi providenciada. A fé também foi renovada?

Não me incomodo com a fé de cada um, o que me importuna é manterem Jesus eternamente crucificado. Como podem adorá-lo estando ele em posição tão desconfortável? Na verdade acho que é preciso uma certa dose de sadismo para ser um devoto fiel... Sadismo sim! Quem reza para um Santo crivado de flechas e amarrado a um poste está pedindo o que? Para não terminar seus dias da mesma forma que São Sebastião? E o que dizer para convencer uma criança a ajoelhar-se diante de Santa Luzia?

- Tá vendo aquela tigelinha na mão dela? São os olhos de um menino que não rezava.

A fé incutida pelo terror.

Alguns sofrimentos são mais amenos e nem por isso aceitáveis. Tenho um quadro de São Francisco, presente de uma amiga beata. Nele o Santo careca sofre com e na posição que lhe impuseram. Um manto marrom, de tecido indefinido, porém pesado, o faz suar em bicas debaixo do sol que queima sua cocuruta pelada. E os pombinhos? Que culpa tem tais animaizinhos se o homem foi santificado? Ficam ali, em eterna solidariedade tostando suas penugens brancas. Pela cara de São Francisco, ele trocaria toda santidade por um gole d'água. Gelada! Sem contar que os pombos devem sujar suas vestes de meia em meia hora... Santo defecado, Amém.

Nada diferente deve ser a situação de São Cristóvão. O pobre carrega um menino nos ombros desde quando foi canonizado. Um deslocamento na clavícula é o mínimo que imagino para tão submisso Santo.

Meus pensamentos são pecaminosos? Uma heresia? Que nada! Minhas conclusões são fichinha diante do pecado que atormenta minha alma. Não deveria confessar (sou ateu, lembra?), mas vou fazer: Eu uso camisinha no período de carnaval! Mas esse pecado é cometido por influência direta do Diabo. Rezarei por minha redenção. Quando me livrar do Demônio (com certeza serei convertido), aceitarei as doutrinas lógicas e penitências metódicas da igreja. Serei um novo homem, remido flambado e gratinado no sangue do Cordeiro. Farei penitência, trezentos e dezenove Pais Nosso. Quem sabe não utilizo minhas habilidades artesanais e faço imagens de Santa Joana D'Arc? Vou inventar um sistema, em que o devoto da Santa guerreira vai acender uma fogueirinha, aos pés da imagem, e assim economizar nas velas. A Santa vai queimar eternamente, uma maravilha! Por essa invenção acho até que serei beatificado!

Já posso até imaginar uma pose bacana para passar a eternidade.
Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor