Tema 019 - FAZ DE CONTA
BIOGRAFIA
FUNK & INVEJUME
Larissa Schons

Não queria me meter nesse papo de funk, afinal é um assunto que já está batido. Inúmeros textos e crônicas circulam diariamente sobre esse tema. Inclusive um deles, o do nosso querido, Beto Muniz, que brilhantemente já deu o seu recado. Eu não teria mais nada a dizer, assino embaixo com o que o Beto escreveu, mas acontece que nesta semana surgiu um boato de que a minha Ilha da Magia estava sendo invadida pela onda funk. Justamente a minha Floripa, berço dos pescadores e manezinhos, abrindo as portas para tigrões e cachorras?

Não, não, não, mil vezes não! Aqui é cidade de moça faceira e não de tchuchuca - embora todas sejam Misses by Brazil - aqui é terra de farra do boi, digo a brincadeira e não a atrocidade - coisa que eu condeno - e não de bonde do tigrão, aqui é lugar de mulher rendeira e não de mulher funkeira.

Acontece que andou circulando na televisão que casas noturnas iriam fazer bailes funks. Óh mané, nem que a vaca tussa! Deixem ela lá, louca da silva no Canadá, deixem o tigrão dançar acima do equador - afinal, ao sul como dizia Chico Buarque não existe pecado - e deixem o meu boizinho brincar tranqüilo com os seus manezinhos.

Essa notícia de onda funk na Ilha, trouxe à tona outro assunto que vive circulando há muito mais tempo e que não se limita a uma cidade ou região, é uma febre em todo o Brasil, falo da péssima mania que o brasileiro tem de denegrir a imagem do próximo ou de rogar praga para ações feitas por outros, ou no fundo, falar mal mesmo de quem está bem e de bem com a vida. Seria motivo de invejume - mistura de inveja com ciúmes - ou simplesmente falta do que fazer?

Ônti-ônti saiu, infelizmente, na boca de um comentarista que o funk até que enfim havia chegado na Ilha, e que um deputado do PT, havia tomado a ação de barrar os futuros bailes funks na cidade. O infeliz comentarista disse que esse deputado não fazia nada durante o ano todo e que agora tinha ele que se meter onde não foi chamado, só para se aparecer. Óh seu jacu rabulo, o homem agora está mostrando serviço e daí você critica? Qualé mané! Porque brasileiro tem sempre mania de criticar quem é bom ou faz boas ações? Já sujaram o nome da coitada da Sandy, só porque a menina é certinha. Já acabaram com o casamento do Fábio Junior e Patrícia de Sabrit, os dois recém chegam da lua-de-mel e já tem cidadão secando a paixão do casal. O deputado tem a brilhante decisão de querer cortar pela raiz o surgimento dos bailes funks na Ilha, daí falam que o cara quer se aparecer. E daí se o cara quer se aparecer? Ele que apareça e que mostre serviço, pra mim está ótimo. Que inveja que essa gente tem. Que mania de queimar as boas intenções dos outros. Graças a Deus ando pra tudo quanto é canto com o meu kit mau olhado. Trevo, pata de coelho, elefante de cristal, amuleto, cristais diversos e se tudo isso não der certo, apelo para as três batidinhas na madeira.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor