Tema 023 - CARPE DIEM
BIOGRAFIA
CARPE DIEM, SEO ABÍLIO
Alberto Carmo
Seo Abílio, o senhor merece uma crônica. Uma não, um garanhão de crônicas, já que gosta tanto de cavalos, pois não? Ora pois, na falta de uma vara de marmelo, que deveria ser devidamente aplicada em seu glúteo, mando aqui algumas mal-traçadas linhas. Entenda-as como um bom tapa na bunda, um corretivo de pai para filho. No caso, de um freguês para o dono do armazém. Que menino travesso o senhor nos saiu, hein!

Por muitos anos, até dois meses atrás, fui freguês do seu empório, Cia. Brasileira de Distribuição, vulgo Jumbo 24 Horas, lá na Pça. Panamericana, Alto de Pinheiros. Fiz muitas comidinhas de madrugada, apoiado pelo seu estoque de excelentes mercadorias. Bons vinhos, boas carnes, produtos de primeira qualidade. Também andei gastando uns cobres no seu Amélia.com, com atendimento de primeiro mundo.

Parabéns, seo Abílio. Sabe tratar muito bem sua freguesia classe A - também, cobra os olhos da cara da gente! Brincadeira, seo Abílio, quem pode, paga, né? Aliás, vira e mexe, eu vejo o senhor lá na coluna do Cesar Giobbi, no "O Estado de São Paulo". Danadinho, o senhor! Sempre bronzeado, elegante, saradão - até parece um nobre, de capa e espada.

E por falar em nobreza, seo Abílio, há dois meses eu fui morar numa chácara, pertinho da represa. E passei a ser seu freguês em outro empório do senhor, a Cia. Brasileira de Distribuição, vulgo Barateiro, sito à Av. Senador Teotônio Vilela, 4960 - Jd. Presidente. Fica lá longe, seo Abílio, onde o Judas "lost the boots", como diria o nobre Shakespeare.

Passeando entre as gôndolas do seu estabelecimento retro mencionado, tenho notado que as mercadorias expostas, principalmente no setor de perecíveis, estão sempre prestes a perecer. E não se trata de gorgonzola, vamos deixar bem claro. Perigas de eu embolorar o meu estômago. Já pensou, seo Abílio.

Como diz Leila Diniz, homem ter que ser durão, se ela não chegar... Opa, pardon me, mister! Escapou.

Mas, voltando à vaca fria... E por falar em vaca fria, o lombinho - lombo suíno congelado a R$ 7,10 o quilo, segundo a nota fiscal - parecia um pastel! Dava até para fazer hamburger com ele. Não tinha um com aquela forma roliça, tipo salame. Havia um que parecia arte abstrata, tal a deformação!

Isso sem falar no queijo prato e na velha mussarela. Hoje é dia 10, seo Abílio, e em toda a sua prateleira só havia espécimes com data de validade vencendo dia 11, ou na melhor das hipóteses que eu encontrei, no dia 12. Ora pois, então vou ter que comer dois quilos de mussarela em dois dias? Haja pizza, seo Abílio!

Aí eu fiquei embasbacado com aquilo tudo, e aproveitei a bela tarde para fazer uma pesquisa pelas gôndolas do setor. Tudo vencendo, seo Abílio! Tudo ali na eminência de perecer. Isto é uma vergonha! Já pensou se um desses for parar na mesa do Boris?

O senhor assistiu ao filme "O que é isso, companheiro?" Se não assistiu, assista e reflita. Vale a pena.

Corrija-me, se eu estiver errado. É impressão minha, ou sua empresa remete os produtos em via de vencimento da validade para seus estabelecimentos localizados na periferia. E os que se amassam no transporte, também vão para lá?

Deixe-me analisar melhor. O senhor anda mandando o que não serve para as gentes chiques lá para o povo? Salvo engano, o pessoal deve estar comendo pizza a todo vapor, de hoje até depois de amanhã, quando vencer a validade. Vão ficar obesos assim - fora o colesterol. E olhe, seo Abílio, o que há de crianças por aqui o senhor nem imagina. O senhor já teve crianças, sabe como eles comem tudo o que aparece pela frente. Aliás, o senhor gosta de crianças?

O proprietário anterior, um tal de Reimberg, além de oferecer produtos de qualidade ao povo da região, participava ativamente da comunidade. Oferecia festas, concursos, promoções, cestas básicas caprichadas, etc. O senhor sabia que os seus funcionários têm saudades dos tempos do Reimberg? É verdade, eu andei pesquisando com o pessoal. Não vá demiti-los por causa disso, senão sua conta lá no empório de baixo aumenta ainda mais. E os juros batem todos os Visas da vida.

O que o senhor faz pelas comunidades que enchem o seu cofrinho, seo Abílio? Não precisa fazer nada, basta tratá-los com o mesmo respeito que deseja receber.

Pense bem, seo Abílio, ou as mamães vão apontar para sua testa e dizer aos pimpolhos:

- Se você não comer tudo vai ficar como ele quando crescer!

Carpe Diem, seo Abílio!

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor