Tema 027 - LAVOU, TÁ NOVO
BIOGRAFIA
O NEGÓCIO DA GENEROSA
Gesimário

Para desespero da família Castro, Generosa resolveu abrir o seu negócio para todos. Consternação geral. Isso lá é serviço para moça de família, dizia a mãe, dona Dadivosa, ela própria dona de um passado nebuloso. Não criei filha minha pra isso, queixava-se, desconsolado, Dr. Pingolino Entrão, protético de relativa fama, do bairro Cacete Armado.

Era um trabalho duro, estafante, e era quase certo que em muito pouco tempo sua beleza ia pras cucuias, mas, ponderava Generosa, se tantas mulheres aguentam, eu também hei de aguentar. Foram muitos dias de atrito familiar, o conselho dos Castro era taxativo: não, não e não.

- Mas papai, eu não vou ser a primeira, nem a última mulher a fazer um trabalho como esse. Existem tantas por aí.

- Filhas dos outros, porque filha minha não foi educada pra essas coisas. A senhorita não vai me causar esse desgosto, e estamos conversados.

Inúteis ponderações. Generosa abriu seu negócio. E o que é pior, num resto de lote que sobrara ao lado da residência da família. Uma puxadinha aqui, uma paredinha ali e pronto, ali mesmo ela recebia seus clientes.

Em pouco tempo sua fama cresceu, era a melhor da região no seu ofício, os clientes vinham de longe pra ser atendidos por ela. Diziam que tinha mãos maravilhosas, se moviam tão rápidas (os clientes adoravam).

Ela se desdobrava para fazer bem seu serviço, se contorcia toda, ficava em posições estranhas. No fim do dia chegava em casa com dores pelo corpo, mas satisfeita, estava ganhando um dinheirinho legal. Só que sua família a olhava como se fosse a mais imunda das criaturas: sabonete, detergente, esponja, todas essas coisas de uso pessoal foi separado do resto da família.

Mas a convivência no meio de tantos homens fez Generosa mudar muito os hábitos, perdeu a ternura, a suavidade, até um dia em que, numa discussão tola de família, mandou o irmão mais velho tomar no c..

As coisas pioraram mais ainda quando Generosa colocou uma placa dizendo: faço serviço completo. Foi uma correria, nunca se viu tanto carro parado na sua porta ( inclusive esse cronista que vos fala - confesso isso sem nenhuma vergonha - já fui cliente de Generosa).

Hoje, dois anos depois que resolveu abrir seu negócio, ela é conhecida na região como Generosa Lavou Tá Limpo - uma próspera empresária do ramo de lava a jato para automóveis.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor