Tema 029 - NO MEIO DA ALEGRIA
BIOGRAFIA
UM ESTRANHO NO BANHEIRO
May Parreira e Ferreira
Todas as vezes que revejo “Psicose” de A. Hitchcock, me impressiona o realismo do grito de Marion Crane quando atacada pelo Norman Bates. Alguém me contou, que o exigente diretor ordenou água gelada no chuveiro quando a cortina estivesse sendo aberta. Isto rendeu a Janet Leigh uma cena inesquecível. O grito, aterrorizado, visceral, é raro. Coisas assim tão intensas não acontecem em nossa vida cotidiana. Mas, nunca se sabe.

Resolvi fazer uma reforma em casa. Ao projeto inicial foi anexada uma ampliação de minha suíte. Tudo muito simples e prático no papel, é claro. O mestre encarregado da obra garantiu a entrega em dois meses. Alalá, alguém já ouviu falar em reforma feita no prazo e com orçamento honrado?

Bem, quando começaram a desmontar o meu quarto, eu já quase enlouquecida via gente subindo e descendo com sacos de entulho, canos, ladrilhos. Minha cachorrinha negra coberta por camada de pó fantasmagórico. E aqueles homens estranhos, falando uma língua estranha, apesar da minha suspeita que fosse o Português, língua que eu julgo conhecer. Nos intervalos, eles cantavam, tomavam muito café e fumavam. Do ponto de vista deles, era tudo alegria. E eu no meio

Épocas anteriores aos racionamentos e apagões, com uma certa frequência eu ficava no banho, rádio ligado, deixando a água fazer sua função relaxante e me desligando daquela desordem de fora ou a interna, tanto faz. Naquela tarde o cenário era exatamente este, eu lavando os cabelos, olhos fechados, acompanhando mentalmente “Se todos fossem iguais a você”.

Foi uma fração de segundo. Eu abrir os olhos, ver uma mão de homem afastando a cortina, lembrar da Janet Leigh, dos homens da reforma, entrar em pânico e ir escorregando pelos azulejos, com o corpo adormecido. Tudo mais rápido do que a consciência, pois não consegui estancar o grito, mesmo estando diante de mim, o rosto sorridente de meu marido. Ele viera do escritório para me dar um beijo e me fazer uma surpresa. Fez.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor