Tema 035 - PARÊNTESES
Índice de Autores
APROVEITANDO O ENSEJO...
Eduardo Loureiro Jr
... momento propício (Raramente alguém "aproveita o ensejo" para fazer algo que preste. Normalmente o ensejo, a ocasião, a oportunidade é aproveitada para pedir algum favor ou cobrar alguma dívida. Afinal, qual foi a última vez que alguém "aproveitou o ensejo" para lhe dar um aumento, um presente ou até mesmo um elogio?

Aproveitar o ensejo é como abrir parênteses: com o pretexto de esclarecer, acaba atrapalhando. É difícil enfrentar parênteses e não ter que retornar a leitura para pular os parênteses e finalmente entender o que o autor queria dizer mesmo.

Não que não se possa fazer de vez em quando. Na hora do beijo, por exemplo, se pode muito bem aproveitar o ensejo. Não, não peça para a outra pessoa passar a língua no seu dente para ver se está cariado. Aproveite o ensejo e faça uma pequena sucção; chupe não a saliva, mas o ar da boca da outra pessoa; deixe-a sem respirar por uma fração de segundo; faça-a sentir vertigem. Tudo rápido, curto e sem fugir do assunto... como devem ser os parênteses.

Se você não tiver criatividade ou habilidade para tanto, esqueça os parênteses e não aproveite os ensejos. Os textos ficarão menos chatos e você, menos mal escrito.) para a criação...
Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor