Tema 035 - PARÊNTESES
Índice de Autores
DIGRESSÃO DEMONÓFILA
Regina Borges

O Satanás, Diabo, Lúcifer, o "Anjo Caído", "Coisa Ruim", movimenta no Brasil uma indústria milionária, sensacionalista e mágica que vem enriquecendo "falsos profetas", igrejas, sincretismos religiosos e crendices.

Imbuídos desta fantasia metafórica chamada de "O Maligno", o "Principe dos Anjos Caídos",algumas pessoas de mente doentia juram que viram os demônios, conversaram com eles, atestando mesmo ser o demônio o grande responsável, o autor das desventuras familiares, conjugais, financeiras e emocionais.

Seduzidos num hipnotismo coletivo, histórico e alienante, pessoas e mais pessoas vão sendo ludibriadas por líderes espirituais sem escrúpulos, que por imposição de mãos, fazem um espetáculo circense, expulsando demônios (em nome de Jesus), de indivíduos merecedores de tratamento médico psiquiátrico, psicológico, psicoterapêutico.

As autoridades deste país deveriam fazer a "CPI" do diabo para cassar-lhe o mandato, já que corrompeu e corrompe a humanidade, tendo inclusive levado tantos inocentes à fogueira da Santa Inquisição.

É muito cômodo colocar a culpa de nossas transgressões no metafórico Satanás. Assim, muitos se omitem de prestar contas de atos levianos, criminosos, obscenos (e outras coisinhas). Eu mesma (difícil de acreditar), já passei pelo execrável exorcismo, um show, onde quem "paga o mico", danifica sua imagem, mas (risos), torna-se nova criatura diante de Deus e os homens (balela).

A vontade que tenho? Processar os elementos que abusaram de um momento de fragilidade depressiva para expor-me ao ridículo, exigindo deles perante um juiz criminal, indenização reparadora à minha imagem de cidadã (mas deixa prá lá)...

Exige-se de um médico para o exercício legal da Medicina, estudos sérios e aprofundados, especialização. Exige-se de um advogado para a prática da advocacia estudo, estágios, carteira da OAB e por aí vai.Todo profissional deve ser qualificado, habilitado com formação superior, registrado. Na prática religiosa, entretanto, qualquer neófito ignorante pode ser líder espiritual (escandaloso, imoral, antiético). Basta a conversão, e um ex-traficante de drogas, ex-viciado, ex-criminoso, etc, consegue transformar-se num pregador nato. Do púlpito, passa a proferir (asneiras teológicas), para um público quase sempre analfabeto bíblico, cheio de crendices e sofismas, que, hipnotizado, acredita nas pseudo possessões diabólicas (crime).

A demonologia é o estudo que mais cresce no mundo. Nunca, em toda a história da humanidade, foram produzidas tantas obras satânicas, místicas, mágicas. O mundo está infestado de fantasias e demonófilos convictos. Esquecem-se de que Jesus disse: "Sou o Caminho, a Verdade e a Vida".

Exorcismo movimenta capital e enriquece uma camada de aproveitadores que nada entendem de Bíblia e exegese teológica. Ouvi dia destes uma historieta engraçada na época do Carnaval, na cidade do Rio de Janeiro.

Uma comunidade cristã estava numa vigília santa, isolada dos pecados e obscenidades carnavalescas, ouvindo a empolgada pregação do líder religioso. O mesmo palestrava com veemência contra os pecados da carne, alertando aos fiéis de que deveriam ficar atentos às ciladas do demônio, o "Pai da Mentira". Lá fora, um folião perseguido pela polícia, suspeito de repasse de drogas, fantasiado de "Lúcifer", corria alucinado, tentando encontrar um lugar para esconder-se e eis que vê a porta da Igreja aberta...

No exato momento em que o dirigente daquela instituição acabava de exortar os fiéis da necessidade da Conversão autêntica e genuína, caso contrário o demônio poderia entrar pela porta principal da Igreja e arrebanhá-los para o Inferno, o foragido, esbaforido e sôfrego entra na Igreja... Dá até para imaginar a cena... Gente correndo para todos os lados, gritos histéricos, comoção, medo, fuga em massa (pernas para que te quero). O orador, certo de que o demônio viera buscá-lo por ter contado tantas mentiras para sua comunidade, desmaiou e foi levado para o Pronto Socorro, debaixo de profunda comoção psíquica (coisa boa). Falar de Satanás, usar Marketing em cima dele, deveras é muito fácil, mas ter um encontro carnavalesco com ele é no mínimo chocante (risos).

A idéia do diabo vem sendo um mecanismo de defesa, onde projetamos nossos conflitos internos, nossos impulsos. Culpar o metafórico diabo do nosso egoísmo é uma válvula de escape para atos irresponsáveis.

O grande desafio do homem do século XXI é buscar um genuíno encontro consigo mesmo. Sócrates deixou-nos a lição: "Conheça-te a ti mesmo". Quando nos voltarmos para dentro do nosso eu interior, a figura de satã será enfim exorcizada para todo o sempre da mente dos cristãos. Veremos aliviados que o diabo é um engodo histórico, uma fábula, um erro teológico, uma diabólica mentira. Com certeza o demônio não mais terá o ibope que tem.
Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor