SÓSIAS
Luciana Ribeiro
 
 
“O uso de sósias para substituir pessoas famosas é um recurso de segurança bastante usual em vários meios, notadamente no político, no artístico e no esportivo.”

Não fosse outro dia ter caído em minhas mãos um relatório do extinto SNI com o trecho acima e eu estaria ainda sem entender o que está acontecendo em nosso país. Mas agora tudo ficou claro. Tempos atrás Luis Fernando Veríssimo, bem-informado que ele só, já havia denunciado que quem está lá no Planalto governando o País não é o Fernando Henrique de verdade, o brilhante sociólogo, mas sim um sósia.

Depois de ler esse documento comecei a entender que esse é um movimento maior que se alastrou pelo Brasil. Sabe-se lá arquitetado por quem. Mas é um plano maléfico que se infiltra na sociedade sem que se perceba. A estratégia até que é simples: substituir pessoas-chave em suas áreas de atuação por sósias que fazem apenas o que seus comandantes ordenam.

Na política, o exemplo de Fernando Henrique é claríssimo. Nas artes também se deduz a presença de sósias. Ou você acha que esse compositor que está aí há anos sem emocionar a gente de verdade é mesmo o Chico Buarque? E que o Caetano que posou para Caras é o artista de vanguarda que a gente aprendeu a amar, você acredita? É nada, são todos sósias.

Mas onde o plano ardiloso tem se mostrado mais evidente é no futebol. Temos uma seleção de sósias. Como acreditar que o Rivaldo que mandamos para a Espanha é o mesmo que tem vestido a camisa amarela? Para substituir o Ronaldinho, então, só conseguiram um cara tão ruim de bola que tiveram que inventar essa história de operações no joelho. O Felipão também não deve ser o mesmo que foi tão vitorioso no Grêmio e no Palmeiras (aliás, acho que sei quem é o sósia dele: o Gene Hackman).

Pensando bem, até o ACM foi muito complacente na hora de renunciar. Sei não, está parecendo coisa de sósia. Como esse Lula light, esse Cafu que mais erra do que acerta, essa Rita Lee que virou tia de vez.

(E no meio disso tem umas coisas engraçadas, como o Arnaldo Jabor querendo ser sósia do Paulo Francis, o Ciro Gomes sendo sósia do Collor, a Angélica dando uma de sósia da Xuxa e a Feiticeira, de Tiazinha – ou vice-versa nos dois últimos casos, sei lá. E tem aqueles que se tornaram sósias deles mesmos, como a Dercy Gonçalves, o Brizola, o Cid Moreira e o Roberto Carlos - o cantor, ou o outro também, sei lá.)

É só reparar um pouquinho e você vai notar coisas estranhas no comportamento de muita gente à sua volta. São eles, os sósias.

Bem, ou são eles, os sósias, ou então é sinal de que as coisas estão bem piores do que a gente imagina.

 
 
fale com a autora