O LIVRO DA VIDA
Celso Rab Lage
 
 
Durante o transcorrer da minha vida, poucas foram as vezes em que eu parei para pensar para onde eu estava indo, o que eu deveria fazer, porque tomei certas atitudes ou pior, porque as deixei de lado, sendo omisso.

Apenas acordava, sem planejamento, me embrenhava nos afazeres e deixava a vida correr solta. Imaginava que a nossa vida já estava escrita em algum livro lá em cima no céu e nós, aqui na terra, éramos apenas personagens desse livro que o autor, ao seu bel-prazer, mudava o rumo na hora que bem entendesse.

Esse livro, que podemos sem autorização do autor chamá-lo de destino, é para uns um clássico do horror, para outros um romance, alguns citariam que esse livro é pura aventura, outros diriam que o livro é um drama e alguns acham que o livro não emplaca a segunda edição de tão chato...

Eu prefiro dizer que o livro é uma fonte de aprendizado e sabedoria.

Infelizmente, nesse nosso livro da vida, a maioria das pessoas só adquire o aprendizado através de experiências negativas ou traumáticas, agindo de maneira mais correta após esses eventos.

É claro que me classifico entre essas pessoas mas, a partir do dia de hoje, eu resolvi que não vou esperar a vida me mostrar qual o rumo que devo seguir, serei eu, nesse capítulo, o dono do meu destino e nada que possa acontecer irá mudar os meus princípios éticos e as escolhas que eu fizer. Nesse capítulo da minha vida serão elas feitas baseadas na minha concepção de grandeza, fidelidade e doação que cada um carrega dentro de si.

Esse capítulo tão importante em nossas vidas, mas que só percebemos o tamanho de sua grandeza quando perdemos alguém querido, chama-se AMIGO.

Você já parou para pensar nesse capítulo? Quantos amigos já perdemos? Quantas pessoas você conheceu na sua vida? Destas, quantas influenciaram você? E você, já imaginou quantas pessoas fez mudar de vida? Quantos amigos nós tínhamos no colégio, faculdade... Onde andarão esses amigos? Quantas pessoas ajudamos e outras que deixamos de ajudar por pequenas brigas....

Nós, seres humanos, temos a faculdade de acreditar, confiar e apostar que a pessoa tão legal, tão correta e perfeita em nossos pensamentos seja o amigo ideal, mas basta um leve deslize dessa pessoa, antigamente tão querida, para que passemos a desprezá-la, tornando fatos corriqueiros em grandes desavenças.

E pior, em alguns casos o outro lado, ou seja, o nosso "antigo" amigo, nem sabe o que aconteceu....

E sabe o porquê? Porque gostamos de fazer sempre o papel de vítimas, acusando o outro lado de carrascos, sendo esses os grandes culpados pela quebra da amizade e da nossa infelicidade.

Esses problemas ocorrem porque simplesmente potencializamos essa amizade, colocamos o rótulo nas pessoas de "amigo perfeito" e esquecemos que elas são, como nós, pessoas comuns, influenciados pelo meio em que vivemos, evoluindo a cada dia, mudando comportamentos e elaborando novos conceitos.

De minha parte, eu adotei este novo conceito: basta de brigas, de desavenças e atitudes passivas em relação a você, meu amigo. À partir de hoje, prometo ser um amigo leal, reconhecendo em você não somente suas virtudes mas o mais importante, saberei conviver com os seus erros e, prometo que como amigo, tentarei ao máximo minimizá-los!

Gostaria que você soubesse que ainda acredito no livro da vida, que ele realmente está escrito lá em cima pelo autor, mas... à lápis.

E conto com a sua ajuda, para que com o passar dos anos a nossa amizade seja a borracha para apagar nossas brigas e melhor, que ela seja a caneta para reforçar ainda mais as palavras onde conste as nossas alegrias e conquistas.

Valeu, amigo!

(Este texto é dedicado à todos os anjos amigos, briguentos, estressados, sinceros ou não, com problemas ou não, não necessariamente nessa ordem!)

 
 
fale com o autor