ALUNOS DO COLÉGIO OFICINA
Exercício literário proposto por uma das professoras e incentivado pelos Anjos de Prata
 
 

O LADO BOM E O RUIM
Amauri Rodrigues Junior

A palavra "perder" pode ser bom e ruim. Ele é bom quando, por exemplo, uma pessoa que faz dieta perde alguns quilos, ou quando o time rival perde para o seu time.

O "perder" é ruim quando você tem um compromisso que vale uma promoção, e acaba se atrasando. Mas a pior perda de todas é a de um pai, de um irmão, de uma mãe, etc. Essa perda é irreparável.

Muitas pessoas gostariam de excluir essa palavra de seus dicionários. Infelizmente temos que conviver com as perdas porque ela faz parte de nossas vidas.

 

A DOR DE PERDER
Bruna Hespanhol Elias

Foram tantas, mas só três me abalaram de verdade, quando perdi meu primo, ele deu um tiro na cabeça brincando de roleta russa. O meu amigo Edgard, essa eu me abalei e sofri muito. Quando eu perdi o meu namorado, uma pessoa que eu gostava muito, que um dia me fez chorar e hoje me faz rir.

Eu estou feliz, pois ele não me quis mais, e resolveu ficar com outra e recebeu dois pares de chifres na cabeça, esse foi o castigo de não querer uma pessoa tão maravilhosa como eu, isso é o que quase todos dizem.

São dessas perdas que as pessoas sofrem.

 

PERDER TUDO
Diego Alessandro Ap. da Silva

Perder é a palavra que hoje é muito usada pelas pessoas, mas não se usa para dizer só para a frase "perdi o jogo" ou "perdi a bola" ou coisa desse tipo.

Mas as vezes é usa implicita como perder a confiança de seus pais, perder o amor da pessoa que você mais gosta...

Hoje nós temos uma familia,uma casa,um carro,uma namorada,mas sem que você possa esperar pode perder tudo,mas isso é uma perda material às vezes é melhor que voçê perca esse bem material do que perder o amor de quem te ama.Mas existe um outro lado da palavra perder, perder uma pessoa para a morte, então de valor enquanto você ainda tem.

 

TUDO A PERDER
Erick Marconato Viana

Perder é uma palavra relativa na vida de uma pessoa pois ocorre a todo momento .Hoje tenho o dom da vida amanhã posso perder.

O perder é algo que magoa, entristesse as pessoas as que fazem de cada perder uma forma de se acolherem e não fazer de cada perda ou derrota uma forma para aprender e estar mais atento e maduro nas suas atitudes.

Há diferentes formas de perder como uma pessoa, um jogo, uma amizade palavras que fazem diferença na vida das pessoas.

Então tendo em mente a importância do que já temos ou perdemos podemos afirmar que somos ganhadores na vida.

 

A INFELICIDADE DA PERDA
Juliana Paiva Vivone

Perder...uma palavra que significa derrota, ela é amarga, cruel, e deixa marcas por onde passa.

Você se perde no tempo, na história, no mundo, por algum motivo, perde amigos, familiares e pessoas muito próximas.

A infelicidade é uma perda que transforma e isto é um sentimento muito doloroso pois choramos ao perder.

Quem se perde, não se acha mais, fica num vazio, num oco, sem saber para onde ir, para onde chegar, para onde voltar, sabemos simplesmente que perder é um verbo a não ser conjugado na vida, a não levar consigo, o não perder um sonho de viver. Que palavra é esta que invade, destrói, constrói o que resta... perder nunca, a dor da perda é triste, sempre teremos que ganhar.

 

PERDAS
Karoline de Brito Tanaka

Eu já perdi tantas coisas, são perdas sem importância, perdas esquecidas, perdas que marcam para a vida inteira.

Perdas dos mais supérfluos, canetas, cd's, adesivos, até os mais importantes- vovó, pai , namorado... e você vai aprendendo: Quando perdi o meu avô paterno, pois o câncer o levou, só depois desse dia, a três anos atrás, que eu percebi o quanto o amava, não achava que era tanto assim porque eu não tinha muito contato, não conversava e não brincava, daí eu o vi no pior dos estados, usando fraudas, delirando... até que um dia até que um dia se foi e vejo tenho saudades.

Uma vez meu namorado chegou e disse:"- Eu vou terminar com você, pois é tendo uma grande perda que você vai aprender a não ser egoísta, e achar que domina as pessoas." Eu fiquei desesperada e prometi que iria mudar, acho que mudei! E assim, são fatos reais e ao vivo que ocorre em sua vida, no quotidiano.

 

CONSTRÓI E DESTRÓI
Maria Tereza Fernandes

Perder não é um verbo muito adorado pelas pessoas, pois quando o retratamos, o primeiro significado que nos vem a cabeça é que perdemos algo de importante.

Eu não acho isso, pois existem males que vem para o bem, por exemplo, se você perde a hora de entrada na escola, no dia seguinte você faz o máximo para que isso não se repita. Quando você tem um amigo que não dá valor, e viaja para muito longe perdendo o contato, passei por isso e posso dizer que você só dá valor depois quando perde o que amou.

A minha amiga, na volta as aulas da 7ª série, entrega uma cartinha, um flash-back da nossa história e tudo mais, eu não dei valor a isso, só sorri e disse: "Obrigada!!" Hoje, quando relembro esses momentos ao lado dela, e pego aquela carta, só digo uma frase: "Fui boba e não aproveitei o que tinha, e agora choro por não ter o que amo... o que tinha."

 

PERDER SIGNIFICA O QUÊ?
Thiago Vieira de Paula

O sofrimento, a tristeza são reflexos de perdas, além de tudo magoa as pessoas. Perder é uma palavra forte na medida que perder uma pessoa amada, a intensidade é diferente daquela quando seu time perde, nesse caso é uma perda banal, pois pode apostar que foi o péssimo desempenho do seu time .Mas cada vez que acordamos estão vivos devemos agradecer a Deus, pois seu ser é uma fonte necessária de energias que dependem de outras para o ciclo da terra. A perda que dói mais é aquela na qual você perde uma pessoa amada não pelo casamento é sim pela morte quando você sentirá saudades.

O perder tem vários motivos como amigos, dinheiro,amor, casa etc . Na verdade essa palavra é forte então vamos esquecer ela e falar de coisas boas. Que tal perder a corrupção?

 

PERDER
Winnie Zanquim Monteiro

Perder um emprego. Perder um jogo. Perder uma guerra. Perder uma nota na prova. Perder a liberdade. Perder, perder e poderia fazer uma lista com várias páginas de perda... mas você já reparou que antes mesmo de ganhar, já estamos pensando na possibilidade de perder.

Perder e ganhar parece que estão sempre associados, se não é um é outro. Nunca pode ser os dois juntos?

Claro que sim, porque quando você perde, pode ganhar experiência ... e quando você ganha perde o bom senso.

A perda mais dura de todas é aquela que é para sempre,mas achei uma palavra pior que a perda: saudades, que é um perder eterno de algo que não volta mais ou mesmo o tempo que preciso para sentir.

A vantagem incondicional da perda é que quando você está "gordinha" perde alguns quilos é maravilhoso, mil vezes melhor que ganhar.

E vou parar por aqui porque não agüento mais perder meu tempo com isso.

 
 
fale com os Anjos de Prata