DOMINGO
Larissa Schons
 
 
Hoje é domingo. E porque não falar do domingo neste dia de domingo? O domingo pra mim sempre foi um dia diferente. Com certeza um dia atípico, diria a minha mãe.

Mas você já chegou a pensar na ironia deste dia? Pra início de conversa o domingo é considerado o primeiro dia da semana, mas só em termos etimológicos porque na verdade quem adota o posto do primeiro dia é o segundo, a tal da segunda-feira.

Outra coisa relevante é a origem da palavra domingo que pra mim é de pura zombaria. Vejam só, ela vem do latim: Dies Solis, o dia do Sol. Dia do sol? Sol no domingo? Tás a me gozar! Porque é impressionante, estamos na sexta-feira e a moça do tempo logo diz: Fim de semana instável, sujeito à chuva, principalmente, no domingo. E não é que geralmente ela acerta. Sunday, Sonntag! Quem está na chuva é pra se molhar e eu gosto é de brincar. Brincar de te pegar. Tag, tag, tag: te peguei, te peguei! Se o domingo falasse essa seria a sua frase predileta.

Domingo também é dia de fazer coisas diferentes, coisas que não fazemos nas "semanas-feiras". É dia de almoçar com a família, dia de passear com o filho, cachorro ou netinho. Dia de namorar na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê (perdoem o trocadilho), dia de ler um bom livro, dia de limpar a casa, dia de visitar os parentes e amigos, dia de ir à santa missa e por fim, é dia de fazer planos. Os planos que por costume sempre iniciam na segunda. Então você pega o bloco de notas e escreve: Na segunda-feira começarei aquela dieta equilibrada, na segunda-feira conseguirei o emprego dos meus sonhos, na segunda-feira melhorarei as minhas finanças pessoais, na segunda-feira me apaixonarei, na segunda-feira terei um relacionamento mais gratificante.

Seguem os planos porque domingo é dia de sonhar. Sonhar alto. Então você liga a televisão e depois de trocar pilhas e pilhas do seu controle remoto para no canal de filmes. E está ali na sua frente Julia Roberts e Hugh Grant. Encantadoramente era tudo o que você queria. Você relaxa e entra na magia de Um lugar chamado Notting Hill. E assim esquece que hoje é um dia de domingo e começa a viver. Você se deixa viver os mais lindos sonhos hollywoodianos.

E quando o filme acaba ao som de Elvis Costello você vai dormir com aquela musiquinha no ouvido e o sorriso nos lábios tendo a certeza que a partir de amanhã você viverá os melhores dias de sua vida, até chegar o domingo e o ciclo recomeçar.

 
 
fale com a autora