SUGESTÃO SERÔDIA
(REDESCOBERTA DA ESSÊNCIA)
Marcelo C.
 
 
"Não há graciosas semelhanças
entre o começo do amor e o da vida?"
Honoré de Balzac, 'Eugênia Grandet'

DEUS

A maldição doutras gerações cai sobre os ímpios. E nasce-se em vão, somente para provações torturantes, para encarar espelhos diversos e seguir em frente como formigas que beijam-se e seguem suas veredas pelo chão, pela parede, sem intentos. Por isso o homem é essencialmente suplicante: pela graça mamária, pelos afagos maternos, pela sentinela familiar; logo, ao desvencilhar-se, perdido, errante, desleixa-se. Deus é o desenlace das dúvidas genésicas, tudo determina-se nas concepções vagas de outrora que agora são uma exigência. Deus é inevitável.

LÁGRIMA

A lágrima tem gosto de sal, mas, como nascente, por pouco tempo açucarado é. A morte da essência (cursos tão naturais) delineia as corrosões; saboreia-se o líquido docemente durante alvoradas. A pureza do pranto e o pranto sobre a impureza. Jamais eqüevos, os contrastes separam essência e termo; a divisão durante a vida, esta que suporta a ignorância da criação e a irresolução do espaço póstumo. A vida guarda todos os mistérios para que desvendemo-los; a vida fundamentalmente é a encarnação de todos os incógnitos. Não desvendei-os, e quantas vezes pranteei...

MORTE

No leito final - cinza e silente, antagonismo de todos os adornados batistérios -, sob a extrema-unção do senil presbítero de negro, vi Deus, e as lágrimas, senti na beira dos meus trêmulos lábios, adoçaram-se.

À minha esquerda, através da janela quase pictórica - um quadro de céus semelhantes aos de Claude Lorrain -, surge uma criaturinha que, com ternura e rastros lacrimais pelas faces, estende seus dedos em minha direção. Levantada pelos braços, logo entrou e fixou-se em pé perante mim. Beijei-lhe as mãos com as quais enxugava o próprio rosto. Arrostei os olhos que fitavam-me apreensivamente; veemência inocente, doçura infante, essência saudosa. Bela incompreensão.

Deus fez-se presente. E envelheceria. E os mistérios, tão perceptíveis, sumiriam. E a morte da essência cairia como uma desgraça sobre seus descendentes.

O nascimento é o Éden. A separação, o purgatório. E finalmente queima-se nas labaredas da perdição. Deus foi o que fomos. Temos fé na volta da essência já morta.

O PADRE (SUGESTÃO)

Como um sentinela funéreo, empunhava um brônzeo terço ao meu lado. Eu sentia-me desoprimido e pueril, leve como os derradeiros ares que arduamente inspirava.

- Muita fé neste momento, Ele buscar-te-á, deixa-te levar!... - disse-me o padre, tomado por devoção e notando rasteira lucidez naquela figura lânguida.

Sugestão tardia. Quanta conversa fabulosa. Refiz-me como crente à beira da morte. Meu amém foi a breve redescoberta.

 
 
fale com o autor