BOA NOITE, RAINHA, COMO VAI?
Luciana Ribeiro
 
 
Não sei porque, mas foi ler a frase "Boa noite, Maria!" pra na hora vir à minha cabeça aquela música "boa noite, rainha, como vai?", lembra? O Ritchie que cantava. É, nos anos 80, lembra? Os anos 80 tiveram essas coisas engraçadas como o Ritchie. E como a Blitz, o Paralamas - que depois ficou sério, mas naquela época cantava "Óculos" e "Vital e sua moto".

E não era só na música, não, que as coisas eram engraçadas nos anos 80. O que você me diz daquelas roupas new-wave verde-limão, amarelo-limão, azul-limão e vermelho-limão com uns roxinhos e uns lilases pra variar?

Quem foi ao cinema nos anos 80 viu de ET a E La Nave Vá, de Expresso da Meia-Noite a Nove Semanas e Meia de Amor, de A Marvada Carne a A Mulher do Tenente Francês. Nem todos engraçados, é verdade, mas eu aposto que você chorou em ET e adorou Nove Semanas e Meia, mesmo que hoje ache o filme um lixo e não se conforme com o quanto o Mickey Rourke está acabado.

Há quem diga que os anos 80 foram a "década perdida". Tá, economicamente pode até ser, eu não sei mesmo porque não entendo nada de economia, mas de resto, não dá pra dizer que foi perdida, não. Foi é muito divertida.

E, politicamente, foi muito mais vibrante do que os broxantes anos 90. Afinal, você participou de pelo menos uma passeata pelas Diretas Já, né? Não? Então não sabe o que perdeu. A gente ia para aquelas passeatas cheia de empolgação, acreditando mesmo que se conseguíssemos eleger o nosso presidente este, finalmente, seria um país democrático, justo, próspero e muito bacana pra se viver. A emenda não passou, eu sei, mas ter participado daquelas passeatas e comícios foi demais.

Você já deve ter percebido que eu ando com saudades dos anos 80. E assim como a minha mãe acha que eu não vivi a melhor época do mundo porque essa época foi a década de 50 e eu só nasci em meados dos 60, eu começo a achar que essa moçada que não viveu os 80 perdeu muita coisa boa (isso para não falar dos resquícios dos 70 que eu peguei com todas as discotecas e embalos de sábado à noite a que se tem direito...).

Por isso, fiquei tão chocada na semana passada quando um amigo me apresentou sua namorada dizendo que ela havia estudado no mesmo colégio que eu. Contei a ela que estudei lá do primeiro ano primário ao terceiro colegial e que me formei em 83, para em seguida perguntar se nessa época ela já estava por lá. Ao que ela me respondeu que, não, nessa época ela ainda não ia à escola porque nasceu em 81! Que sacrilégio.

É por essas e por outras e para não ficar me sentindo mais velha, que acho melhor parar esse papo por aqui. Então, boa noite para você, Maria!

 
 
fale com a autora