BENZEDURA DO AZEITE CONTRA INSÔNIAS
Helô Barros
 
 
Antes de recitar esta oração prepare uma taça com azeite. Molhe o polegar neste azeite e, com ele, faça uma cruz à cabeceira da cama e outra aos pés. Não esqueça que para fazer este ritual você deve estar com os dentes escovados e vestido com um pijama ou camisola bem confortável. Depois da fazer as cruzes, se coloque na lateral da cama olhando para o travesseiro e comece assim:

Senhor dos mares e das profundezas, tenha compaixão dos que precisam de sono pra dormir. Porque a noite é longa, o relógio é lento e o silêncio um barulho de grandes proporções.
Tenha compaixão dos insones, daqueles que temem o travesseiro e os lençóis, pois a noite é uma batalha de gigantes pensamentos, os mesmos que durante o dia não passam de frágeis ilusões.
Senhor da terra, das vísceras e das cavernas apaziguem os cães na vizinhança, as almas de suas aflições. Que os dragões continuem a proteger cavernas, os guardas-noturnos as casas e ruas; a polícia a cidade e seus mourões.
Senhor dos céus e dos balões. Traga os carneiros numerados, os móbiles flutuantes, a luz esquecida de um aparelho de TV. Que os pernilongos não sobrevoem ouvidos, as mariposas sejam esquecidas em seus casulos, o vento só balance cortinados e faça dormir em paz os corações.
Senhor dos sonhos e dos labirintos. Não nos faça lembrar das notícias do dia-a-dia, das dívidas faturadas, dos filhos que ainda não voltaram pra casa, das tarefas por fazer, do projeto inconcluso e muito menos que o despertador está acertado para 6:53.
Peço enfim que a cama seja o ninho e o sono justo.
Amém

Então, é só deitar cobrir-se pra não pegar friagem. A benzedura é tiro e queda em 80% dos benzidos. Se por acaso você faz parte do 20% restante, você deve virar de lado na cama e ter memorizado a reza que ditarei a seguir:

Que o embalo amanheça
E a luz se ponha como a uma criança no berço
Santa Bela Cruz
Entre abrigos
um afago, um cafuné
pele de bordas macias.
Santíssima Trindade
livrai-nos do mau
do susto
do nada
Venha! divino São Romão
Traga o calor, o vento manso
o manto protetor
que nos resguardará
da alma danada, do bicho feio
do pernilongo que suga a madrugada.
Bendito sono
São Romão
Santo Antonio e Senhora Mãe de Jesus
Adormeçam conosco nesta paz de anjos
encomendada pelo Menino Deus.
Amém.

Terminam aqui as minhas sugestões para uma noite tranqüila. Se isto não resolver, procure um médico ou faça como Clarice Lispector: dê a noite por encerrada..

 
 
fale com a autora