TEMPUS
Mel Katapluft

É incrível como quanto mais nós procuramos tempo menos o achamos. Ele passou a valer tanto quanto ouro, visto que vivemos numa correria interminável onde dinheiro é a palavra-chave. Seja pelo capitalismo cada vez mais selvagem ou pela ambição existente dentro de cada um de nós, encontrar um único minuto de paz e sossego passou a ser uma missão árdua.

O ser humano nesses últimos anos passou a ser pressionado por uma tecnologia que na tentativa de auxiliar passou a sufocá-lo. É difícil imaginar como era a vida antes do telefone,do computador, da internet, quando as pessoas tinham de esperar dias, semanas ou até meses, para obter uma informação que hoje somos capazes de receber em apenas alguns segundos. Porém, este excesso de informações e parafernálias de última geração trouxeram consigo o tão famoso "estresse" ou "stress", palavra muito utilizada nos dias atuais.

O cansaço ocasionado por esta chuva cibernética acabou nos privando de ter um ponto de vista histórico e fazendo-nos cometer os mesmos erros do passado. Talvez pelo medo de "perdermos tempo", somos flagrados cada vez mais afastados do nosso protótipo humano e nos tornando robôs, programados para trabalhar e consumir, esquecendo do verdadeiro "eu".

Segundo Renato Russo "o futuro não é mais como era antigamente". As pessoas passaram a ter novas perspectivas de vida e novas prioridades. Tentando compreender como era viver numa época remota e sem grande avanço tecnológico, uma família inglesa foi convidada a participar de um programa de televisão, exibido atualmente pelo canal GNT, onde eles deveriam conviver como se estivessem no início do século XX. O cenário foi uma fazenda no interior da Inglaterra, e os participantes tinham que conviver sem chuveiro elétrico, televisão, fogão a gás, coisas que para nós são quase indispensáveis.

O tempo é algo irremediável, uma contínua viagem com destino à eternidade. Por mais que tentemos revivê-lo ou recriá-lo nunca obteremos êxito, pois a sua forma é mutável impedindo assim que haja uma possível recriação total de momentos um dia vividos.

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.