DE SUPOSIÇÕES
Mairy Sarmanho

De suposições está cheio o mundo. Em 11 de setembro de 2001 foram jogados aviões sobre as torres gêmeas dos Estados Unidos. Imediatamente, supos-se que o mandante era Osama Bin Laden. Foi então que a sangrenta batalha começou. A caça às bruxas destruiu milhares de pessoas inocentes que pretendiam, apenas, levar seu dia-a-dia como sempre levavam... Mas, teria sido, realmente, esse homem o mentor disso tudo? E se não for? Quantos terão morrido em vão por conta de uma vingança que não vinga nada, apenas mutila, mata, consome ainda mais?

Seqüestraram o Prefeito de Santo André. Supõe-se que seja... Milhares pensam milhares de suposições, até o Brasil se tornar um imenso supositório de extremismos, caça às bruxas, radicalismos... As grandes bagunças começam assim, com a perseguição política, com a morte... E a morte não é uma senhora que aceite comer um pouquinho só e sentir-se farta. Não. A morte tem fome de um, dois, milhares de seres, todos os dias pelo resto dos tempos...

Supõe-se que Napoleão foi morto por envenamento, ou por úlcera nervosa. E se ele morreu apenas porque ficou deprimido? Não, isso não. Alguém tem que ser o responsável pela morte de Napoleão, alguém tem que ser o responsável pela explosão das torres, alguém tem que ser o responsável pelo seqüestro do Prefeito, alguém tem...

Infelizmente, o mundo caminha para seu próprio extermínio, assim como uma imensa gibóia que insiste em abocanhar a própria cauda, insistimos em nos vingar... E em procurar pessoas que, supõe-se responsáveis por todos os erros cometidos...

Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. Supõe-se. O diabo existe. Supõe-se. As bruxas são más. Supõe-se. Os dias tem 24 horas. Supõe-se. Os anos tem 365 dias. Supõe-se. A vida começa no nascimento. Supõe-se. A morte é o fim de tudo. Supõe-se. Existe vida após a morte. Supõe-se. O grande objetivo de nossas existências é o poder. Supõe-se. O grande objetivo de nossas existências é o amor. Supõe-se.

Supõe-se. Supõe-se. Supõe-se.

Por que será que o ser humano não consegue deixar de supor e passar a viver a vida como ela, realmente, é? Aproveitar o dia-a-dia para fazer tudo o que queremos, esquecer que existem parentes, vizinhos, inimigos e se deliciar comendo uma simples amora e beijando aqueles a quem, realmente, amamos? Por que não podemos deixar de supor e sermos apenas e simplesmente nós mesmos?

Se cada um se preocupasse apenas com o seu nariz, não haveriam mais guerras, fome, medo, violência. Se podemos viver com mil e seiscentas calorias por dia porque temos que ter à nossa disposição dez mil? Se podemos nos agasalhar com apenas uma roupa por que temos que dispor de um imenso guarda-roupas repleto de roupas que jamais serão usadas? Supõe-se que isso seja coisa de nossa natureza humana...

Mas, e se não for?

Se tudo isso for coisa de uma meia dúzia de manipuladores que pretendem inverter o mundo de cabeça para baixo, girando a roda da fortuna ao seu belo prazer, divulgando apenas o que lhes interessa, atiçando fogo em fogueiras mal apagadas, dissiminando ódio para lucrar?

Lucrar uma casa cheia de alimentos que jamais conseguirão ingerir, roupas que jamais usarão, objetos inúteis que permanecerão inúteis vida afora... E depois irão morrer como todos nós, e levarão consigo apenas a culpa dos erros feitos... E nada mais.

Vamos parar de supor porque supositórios já sairam de moda e começar a viver as nossas vidas de forma digna e justa, ajudando no que pudermos, evitando criticar, inventar palavras para a boca dos outros, deixar-se levar pela ganância e o ódio... Vamos viver e deixar de lado as suposições!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.