A ORIGEM DA SUPOSIÇÃO
Marcel Agarie

Suzana era a filha mais velha de um casal de camponeses, que viviam em um pequeno vilarejo, chamado Vilasson, ao norte da Europa, hoje a atual terra dinamarquesa. Todos os dias, ela praticava um esporte chamado Bolaide, um esporte disputado por homens e mulheres, muito parecido com futebol, porém era jogado por homens e mulheres.

O Bolaide era formado por duas equipes mistas, com 9 pessoas para cada lado, onde o principal objetivo era conduzir uma pequena bola, do tamanho de uma bola de tênis, com as mãos ou com os pés até o gol do adversário, que tinha 1 metro de largura por 50 centímetros de altura, fazendo com que a bolinha atravessasse a linha entre o campo e o arco, com um arremesso ou um chute.

Suzana era a central da equipe (espécie de meio de campo no futebol) e sempre foi uma das principais estrelas do time de Bolaide de Vilasson, ao lado da atacante Dina. Por onde o time de Vilasson passava, todos faziam questão de ir até os campos de Bolaide (que eram muitos na região) para assistir aos espetáculos protagonizados por Suzana e Dina.

O pai de Suzana, um ex-jogador de Bolaide, sempre dizia à Suzana para não jogar como central, pois se quisesse um reconhecimento do público, deveria jogar como atacante, assim como Dina, pois quem faz os gols é quem leva a fama de estrela do time.

Suzana sabia de sua importância, afinal, sem as suas jogadas de armação, jamais Dina faria tantos gols. Mas depois que seu pai lhe falou sobre essas possibilidades, Suzana começou a perceber o quanto que lutava para armar uma jogada, enquanto a Dina só conduzia a bola até o arco, levando todos os méritos do lance. Os narradores de Bolaide cansavam de gritar:

- Dina marca mais um gol para o Vilasson !!!

Enquanto o pai de Suzana não cansava de gritar na beirada do campo:

- Su! A posição tá errada! Suuu! A posição tá errada!

Mesmo depois de muitos anos com seu pai esbravejando na beirada do campo, Suzana nunca mudou a sua posição e encerrou a sua carreira no Bolaide na mesma posição que começou, como central, ficando esquecida para sempre, assim como o esporte Bolaide.

O seu pai continuou dizendo, até o fim de sua vida: - Su, a posição tá errada! Su, a posição tá errada! E de tanto falar, "Su, a posição tá errada!" tornou-se uma expressão, que o tempo foi moldando, abreviando algumas palavrinhas, até tornar-se a palavra "suposição", que atualmente significa "hipótese". 

Ao contrário de Dina, que seguiu a sua carreira de atacante de Bolaide e tornou-se a maior jogadora do esporte em toda a sua história, recebendo diversas homenagens dos povos da região, sendo a de maior honra e felicidade, o seu nome dado à região por onde Dina foi campeã de Bolaide, que até hoje conhecemos como Dinamarca.

Se Suzana ouvisse seu pai, que cansou de dizer "Su a posição tá errada", talvez um dos nomes que aprendemos nas aulas de geografia seria outro: Suzanamarca. Mas deixa pra lá, é apenas uma "suposição".

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.