SIMPATIA, NAMORO OU AMIZADE?
Eduardo Loureiro Jr.

Já imaginou se o Silvio Santos perguntasse "Simpatia, namoro ou amizade?" no SBT? Ou se a Fernanda Lima propusesse "Você quer simpatizar comigo?" na MTV?

A simpatia é uma forma de relacionamento normalmente desprezada por aqueles que discutem o comportamento humano. Muito já se falou e escreveu sobre a amizade, mais ainda sobre o amor e a paixão, sobre a inimizade é de se perder a conta o que já foi produzido, e, no entanto, sobre a simpatia o que temos? Nada.

Simpatia é a tendência que duas pessoas têm para se gostarem. Devia ser tratado pelo menos como uma etapa necessária à amizade, ao amor ou à paixão. Ou ainda como a emoção cuja ausência ou perda leva à inimizade. Mas não. A simpatia é mais conhecida por seu adjetivo do que pelo seu substantivo. Se usássemos mais a palavra "amoroso" do que a palavra amor, estranharíamos, mas utilizamos muito mais "simpático" do que "simpatia", e nem nos damos conta da importância disso.

Quando dizemos que alguém é simpático, estamos nos referindo apenas a uma pessoa e sua qualidade, enquanto que se falássemos em simpatia estaríamos nos referindo a um relação entre duas pessoas que depende menos da qualidade individual de cada uma e mais das coisas que elas têm em comum, dos interesses mútuos, das afinidades.

Uma das vantagens da simpatia sobre as outras relações é que a simpatia não implica em cobrança. Na paixão, no amor e na amizade é necessária uma reciprocidade que é exigida pelas pessoas que se relacionam. É possível estar apaixonado sem que a outra pessoa retribua, é possível amar sem que o outro ame na mesma medida e, quanto à amizade, a expressão "amigo da onça" já diz tudo. Com a simpatia não há complicação, porque a simpatia é, por definição, mútua, recíproca.

Nunca ninguém sofreu, morreu, fez terapia, se matou... porque uma relação de simpatia foi descontinuada. A simpatia é a paixão sem sofrimento, o amor sem perda, a amizade sem desconfiança. Enquanto muitos casais e parceiros se separam, aqueles que têm apenas simpatia um pelo outro continuam unidos pela vida afora.

O melhor ritual para conquistar ou conservar a felicidade que buscamos sentir no contato com as outras pessoas, a melhor superstição, a melhor simpatia não é outra que não a própria simpatia.

Amar, se apaixonar e fazer amigos dá muito trabalho. E o salário não é tão bom assim.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.