BAD MOOD
Nato Borges

"Tem dias que acordo assim, meio sem vontade de ver o mundo. Principalmente as gentes que andam por ele. Gente. Ser humano ou coisa que o valha. Não há invenção pior. Não há coisa mais desgastante que ter que cruzar pessoas o tempo todo, esbarrar nelas, falar, interagir... É essa a palavra. Interagir. Horrível. Falando em pessoas, aí vem..."

- Bom dia, Dr. Alceu!

- Dia...

"De onde tira essa alegria toda, esse desgraçado. Todo dia com esse ar abobalhado: bom dia, doutor; boa tarde, doutor. Bom por quê? Para quem? Para ele não deve ser. Já via a ficha do desinfeliz. Casado, cinco filhos, vive há horas daqui. Até onde eu soube, a mulher está desempregada. Deve estar em casa emprenhando de novo. E ele aqui: bom dia, doutor. Aposto que dormem os sete enfiados no mesmo buraco, aquele monte de criança remelenta, suando em uma cama que, quando muito, devia comportar duas pessoas. Ah, olha outro aí..."

- Dr. Alceu, como vai essa força?

- Indo...

"O melhor que se faz é isso. Resposta rápida, passos mais ainda. Não sei de onde esse aí tirou essa intimidade. Copeiro. Nem trabalho de homem tem. Em cinco anos também nunca troquei mais que uma ou duas palavras ao dia com ele. Mesmo assim, já há algumas semanas, vem com essa história de força. Que força? É só olhar o raquítico para ver que não entende nada disso. Pelo tamanho e estado é quase um deficiente que passa o dia apoiado nesse carrinho de café. E me vem falar de força? Falar nisso, hoje vou pelas escadas".

- Beleza, Dr. Alceu?

- É...

"Mais passos e mais rápidos. Esse boy me assusta. Pelas roupas e o cabelo que usa, na certa é um drogado. Não me espantaria encontrar uma foto dele em algum jornal policial. Morando onde mora... Acho que fui o único por aqui que entendeu o dia em que ele quase foi preso. Teve gente que veio falar em preconceito, abuso... Nada! Ele tem mesmo cara de marginal, e deve ser. Dizem que é exagero, mas nunca é demais manter as gavetas por aqui trancadas quando ele está por perto. Eles são todos assim. Quando menos se espera..."

- Bom dia Dr. Alceu! Seus relatórios...

- Obrigado...

"Vaca. Essa só está aqui porque tem alguma coisa com o Amoroso Fernão. E o velho cismou de colocá-la bem aqui. Secretária uma ova. Piranha! Passa o dia arrastando peitos e bundas por aí, mas as coisas do jeito que eu quero, nem pensar. E o Amoroso elogiando, achando bonito. Ela ainda diz que é noiva. Imagina. Ou o cidadão é um otário, e já corno, ou é muito esperto e deve ter aí uma mesadinha também. Melhor deixar de lado. Reunião, sala de reunião, mesa de reunião... Respirar fundo... entrar".

- Bom dia, Dr. Amoroso!!!!!

- Dia...

"Queria saber de onde um nada como o Alceu tira essa alegria imbecil todos os dias..."

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.