DIA DA PREGUIÇA
Raquel Macruz

Decretado o dia da preguiça. Ninguém faz nada! Ninguém levanta cedo e ninguém arruma cama! O telefone vai tocar sem que ninguém corra a atendê-lo! O garotinho da vizinha vai mofar no muro de tanto chamar prá gente pegar a bola dele que caiu em nosso quintal pela quinquagésima vez na última meia hora. A louça vai se empilhar na pia e comeremos sempre e quando der na telha! A comida, bem , só comeremos coisa gostosa. Nada de verduras amargas e alimentação balanceada. Os cachorros terão que se virar, servindo-se de sua ração do próprio saco. E as unhas dos pés vão ter que esperar até amanhã para serem aparadas e desencravadas! Vale tirar meleca do nariz na sala e cutucar o ouvido e ver a cor da cera que saiu...

"Ai que preguiça" - como dizia o personagem mais real da nossa história, Macunaíma . E se algum relógio despertador por acaso tiver sido esquecido em algum criado mudo pronto para tocar... teremos direito de calá-lo como bem entendermos. No tapa , no esbarrão ou no tiro ao alvo! Está decretada a preguiça generalizada. Relaxamento total! Nenhuma conta será paga neste dia. E esta medida bem que poderia ser prolongada por toda a vida!

No dia da preguiça ninguém vai prá escola nem pro trabalho ... Pode se entupir de doce e sorvete, ler gibi e ver um monte filmes, desenhos e abobrinhas ... Futebol, também , para os amantes da modalidade, e até aquelas mesas redondas onde aquele monte de marmanjos fica berrando ao mesmo tempo tentando convencer o outro que este jogador ou aquele técnico é melhor etc etc etc... isso também vale! Até a Hebe Camargo vai estar liberada... O vômito também , é claro! Sem censura... todo mundo faz o que quer... Internet conectada sem medo dos impulsos telefônicos, jornal esparramado pela casa sem a preocupação de mantê-lo organizado para o próximo leitor da fila... Banhos de uma hora de duração ou mais com direito a encharcar o chão do banheiro! Ninguém se preocupa com a falta mundial de água ou com a escassez de energia elétrica... Não vamos lavar os pés quando chegarmos da praia, nem pendurar a toalha molhada depois do banho, que aliás ficará muito bem em cima da cama mesmo! E vamos sentar de maiô molhado no sofá, porque em dia de preguiça, nem molhado de sofá vai ser problema! A grama vai ficar grande e as amoras vão ficar manchando o chão... Banquete até para as formigas! O som vai tocar o rock pauleira dos meninos, o sertanejo vai berrar do outro lado, o jazz vai ecoar na varanda e é lógico, que bem nessa hora o Paulinho vai resolver tocar a bateria também. E quem passar pela frente de casa, lá na rua, vai ver a casa pulando... Mas isso tudo passa... A euforia de poder fazer o que se bem entende também...E aos poucos um ou outro ou mata um ou desliga o outro... e a gente vai se acertando e relaxando... e espreguiçando... e de repente até acordando, porque sempre tem aqueles que resolvem passar o dia todo sonhando na cama... Um monte de gente vai começar a parar em frente ao nosso portão prá saber o motivo de tanta balbúrdia. Mas como ninguém vai atender campainha, os vizinhos vão ficar mesmo é na dúvida. Será que ganharam na loteria ou receberam alguma herança ou enlouqueceram de vez? E ninguém vai nem imaginar que é pura comemoração pelo motivo mais gostoso dessa vida... é o dia da preguiça!

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.