A CARTA
Eraldo da Silva

Estava no aeroporto de Nagoya, esperava um casal de amigos que vinham do Brasil pela primeira vez. Cheguei cedo , o avião que chega é o mesmo que volta ao Brasil no mesmo dia , assim a companhia áerea não paga estadia pro aeroporto . Por isto havia muitos brasileiros com malas enormes , famílias , jovens e velhos , todos na fila de embarque , era uma distração ficar olhando aquela gente que destacava-se dos demais , eram alegres e falavam alto , não se preocupavam com a formalidade do local .

Sou inquieto , não consigo ficar parado em um local , fiquei andando pelo local e avistei um ´´internet corner`` , enfiei uma moeda e comecei a navegar , abri meu e-mail não tinha mensagem , é claro , já tinha visto antes de sair de casa , respondera à todos , não tinha para quem escrever , fiquei pensando : ´´Ah ! se eu pudesse escrever para o presidente .`` . Por que não ?

Pensei no momento que vivia e escrevi assim :

-------------------------------------------------------------

* A Carta *

Senhor Presidente ,

Posto que o brasileiros que cá vieram , e muitos assim o desejam que escrevam a Vossa Excelência nossas notícias nesta terra que Vossa não pode ser, pois já soberana o é , e também porque é de nossa cultura respeitar a liberdade de todos os povos do mundo ,pois se viemos ,não deixarei de dar disso conta a Vossa Excelência , assim como eu melhor puder , para o bem contar e falar , o saiba pior de todos fazer !

Todavia tome Vossa Excelência minha ignorância por boa vontade , a qual bem certo creia que , para aformosentar nem afear , aqui não há de por mais do que aquilo que vi e me pareceu. 

Da aeronáutica e das turbulências da viagem não darei aqui conta a Vossa Excelência , porque o não saberei fazer , e nossos pilotos terão este cuidado .

E portanto , Senhor, do que hei de falar começo : 

E digo que : 

A partida de São Paulo foi , Sexta-feira 15 de Março de 1991 , dia que se comemorava 1 ano do governo eleito pelo povo e presidido pelo ex-presidente que aqui não quero citar o nome , pois de má recordação o é para todos nós e para Vossa Excelência também , o vôo foi tranqüilo e fizemos uma parada na América do Norte para as devidas manutenções da aeronave e reabastecimento , segundo dito do nosso comandante .

Ficamos por lá cerca de 1 hora . A tripulação foi trocada , pois a viagem longa de 24 horas não seria possível fazer de uma vez só pelos mesmos.

E assim seguimos nosso caminho , por estes ares do norte do globo , até o dia 17 de Março , a diferença na data se deve ao fuso-horário , e antes mesmo de chegarmos ao destino , houvemos vista de terra , a saber , primeiramente uma ilha totalmente coberta de gêlo .

Após algumas horas , o Comandante nos avisou que tomaria os procedimentos de pouso , e assim o fêz com toda a segurança e competência , pois se um de nossos compatriotas foi o inventor desta máquina , não poderiamos dexar de ter também , excelentes pilotos .

Desembarcamos da aeronave e seguimos caminho em direção ao balcão do aeroporto , avistamos várias pessoas , muitos , e não consegui contar quantos o eram , andavam apressados , com várias vestimentas , e chegando a uma espécie de portaria nos chegou um homem vestindo uniforme que se bem identifiquei ,era de um funcionário do aeroporto.

Entre nós não pode haver fala e entendimento , única coisa que pudemos aproveitar foi um panfleto que nos mostrou ,entendi pelas figuras que : Queria saber se carregávamos drogas, como negamos , por assim ser verdadeiro , nos fez passar livremente , entrando assim desta forma nesta terra .

A feição deles é serem um tanto parecidos com muitos de nossos , pois nossa pátria é pátria de todas as nações e não nos é estranho nenhum tipo fisíco , e de todas as raças é formada nosso povo .

São brancos , meio amarelados , de bons rostos e bons narizes , os cabelos são corredios , pretos , porém muitos os pintam , de alourado ou avermelhado , principalmente os jovens .

Suas vestimentas são parecidas com as nossas , na praia, cobrem suas vergonhas com mais panos que na nossa terra , mas as jovens garotas não se preocupam de cobrirem suas pernas , mesmo no frio intenso que aqui faz , provavelmente pelo costume que adquirem desde criança. 

Sendo recebido por um deles , aparentando idade de 45 anos fui com ele para uma província distante à 180 km , embarcamos em um tipo de transporte que lembra um pouco nossos trens , porém bem mais modernos, por dentro é muito parecido com um avião , e pela velocidade que atinge , bem pode assim ser chamado de trem-bala pelos nossos intérpretes , a viagem durou cerca de 1 hora . 

Suas habitações são parecidas com as nossas , com algumas particulariedades que não merecem aqui serem citadas , mas a inocência de seus arquitetos é notada pela falta de muros altos e inexistência de portões com pontas de lança .Talvez desconheçam a eficiência que estes artifícios tem tido em nossa terra, no combate a criminalidade.

Durante este período que aqui estou , a gente de nossa terra que para cá vieram , já chegam a aproximadamente 160.000 brasileiros.

E assim muitos de nós aqui se estabeleceram e fizeram moradas , nas mais diversas regiões desta terra , e junto deles estamos vivendo.

Algumas pessoas da nossa terra , com muita força empreendedora , abriram comércios que abastecem os patrícios de produtos de nossa terra , também outros abriram jornais ,revistas e até emissoras de televisões em nossa língua .

E em todas as atividades que nossa gente tem desempenhado nesta terra longínqua , têm demonstrado muita disposição para o trabalho.

Contudo , parece-me , que muitos ou quase todos , pretendem voltar à pátria , e sentem o desejo de usar esta diposição no crescimento de nosso país . Esperam apenas uma oportunidade .

Terras são muitas , de boa qualidade , em se plantando , nem tudo se dá , por causa do clima , mas tudo que se dá , planta-se .

Destaco os arrozais ,que fazem parte da paisagem e as diversas cerejeiras que embelezam as montanhas com suas flores rosadas na primavera . E de todas as sementes desta terra , uma tenho certeza que irá se adaptar perfeitamente em nosso país e produzirá excelentes frutos :

A semente da educação .

Desta semeadura , participam :

Pais , professores e todas as crianças na idade escolar , pois nenhuma fica de fora. E tudo isto é financiado exclusivamente pelo governo .

Creio , Senhor , que esta é de todas , a melhor coisa que podemos aprender com eles , pois desta semente eles tem colhidos muitas safras boas ao longo dos anos , e em nosso país que aproveitando , tudo-se dá , não será esta semente que , não produzirá aquilo que temos buscado ao longo de muitos anos . E rios de sabedoria , não faltam em nossa terra. 

E desta maneira dou aqui a Vossa Excelência conta do que nesta terra vi .E se um pouco me alonguei , me perdoe .Porque o desejo de Vos tudo dizer , me fez assim , mesmo que , muito ainda faltando .

E pois que , Senhor , tanto agora , como em qualquer tempo que desejais saber notícias de nosso povo aqui , Vossa Excelência há de ser de mim , servido da melhor forma que minha capacidade permitir .

Aperto as mãos de Vossa Excelência ,

Deste Aeroporto seguro , da Terra das Cerejeiras e do Sol Nascente , Japão , 23 de Março de 2002 .

Eraldo da Silva.


* Adaptação do texto "A Carta" , de Pero Vaz de Caminha.

-------------------------------------------------------------

Depois de redigir a carta , lembrei que não sei o e-mail da presidência , e se soubesse não tenho certeza que ele leria .

O tempo da moeda esgotou-se .

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.