INSTINTOS E LOUCURAS
Ubirajara Varela

As abelhas são conhecidas pela complexa organização social que possuem. Um fator que as auxilia na construção dessa sociedade é uma substância com odor específico, chamada de feromônio. Os feromônios estão presentes em todo o conjunto de seres vivos e são, provavelmente, a forma mais antiga de comunicação animal. Os insetos usam os feromônios para atrair indivíduos de sua espécie para a reprodução. Tais substâncias agem como afrodisíacos naturais do organismo. Também estão presentes nos vertebrados. Os mamíferos usam-no para demarcação de território e reconhecimento entre si.

Francis era um apicultor de mão cheia. Desde criança se interessava pelas abelhas e conhecia muito bem os seus comportamentos. Sabia identificar as diferentes espécies facilmente.

Todo o tempo de sua vida fora dedicado a tais insetos. Francis nunca tivera muitos amigos. Suas relações com seres humanos, estritamente comerciais. Também não conhecera mulher nesta vida. Elas literalmente corriam do rapaz.

Ainda assim, Francis sempre sonhara apaixonar-se, constituir família, com esposa, filhos, netos. Muitas vezes tentou conquistar alguma mocinha, mas elas o recusavam com veemência. Se as fêmeas, ao atingirem a puberdade, exalam olores característicos, como flores na primavera, a fim de perpetuar a espécie, Francis desprendia um aroma intragável para a maioria delas.

Cansado do zero-a-zero, o apicultor resolvera inverter a ordem dos acontecimentos. Sabendo bem do funcionamento dos feromônios, seu poder de atração entre indivíduos de sexo diferente, começou a desenvolver espécie de fragrância, de modo que pudesse conquistar alguma mulher, apelando para o instinto sexual. Aliás, desde sempre os homens usam os conhecimentos científicos para seu próprio benefício.

Em pouco tempo, Francis conseguira uma combinação de pólen de flores e hormônio de zangões, tão eficaz, que lhe gerara inesperados problemas. Isso porque, se as mulheres lhe evitavam, passaram a desejá-lo, loucamente, como se tomadas por febre selvagem e animalesca que antes se encontrava adormecida. Os feromônios são fulminantes: não há indivíduo que resista à ação bioquímica que desencadeiam no organismo.

Numa tarde de sexta-feira, o apiário fora invadido por uma legião de mulheres ensandecidas. Queriam a todo custo capturar o macho possuidor daquele perfume, estavam dispostas a tudo, matar ou morrer.

Francis, sem saber como reagir, saiu em fuga. As mulheres, atrás dele, à captura. Algumas se digladiando, outras sendo pisoteadas, a maioria gritando e esbravejando sons característicos do cortejo sexual feminino.

O apicultor irresistível, depois de muito custo, conseguira despistar as fêmeas alucinadas. Escondera-se num riacho, próximo de seu apiário, onde, graças a consecutivos banhos, livrara-se da fragrância maldita.

(***)

Depois de tal incidente, Francis largara de mão o apiário. Agora lida com flores. Mais especificamente, orquídeas, nome comum de diversas espécies de plantas da família das orquidáceas, que é, provavelmente, a maior das Angiospermas, com distribuição mundial. Há orquídeas de todos os tamanhos: algumas com flores das dimensões de uma cabeça de alfinete e outras com comprimento superior a três metros e hastes florais de mais de quatro metros. Apesar de tais diferenças, as espécies podem ser reunidas em uma mesma família pelo fato de suas flores terem estrutura idêntica. Numa flor de orquídea, há sempre três sépalas e três pétalas, embora algumas dessas partes possam estar fundidas ou serem bastante reduzidas. Há orquídeas terrestres, mas a maioria nasce sobre árvores ou rochas (epífitas).

Francis está casado. Conhecera Rosa, a qual fora atraída pelo agradável odor que o orquidófilo exalava. Os feromônios são fulminantes: não há indivíduo que resista à ação bioquímica que desencadeiam no organismo. Francis e Rosa estão pensando em expandir os negócios e arranjar filhos.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.