EPIDEMIA
Doca Ramos Mello

- Pesquisa. A senhora tem medo em casa?

- Ahn...?

- Estamos fazendo um levantamento para detectar e debelar os focos de Medo, somos do IMM - Instituto de Medos e Medidas -, a senhora deve estar a par do grande perigo, há uma epidemia de Medo crescendo nos lares, nos bares, nas escolas, nos campos, nas cidades, nas empresas, enfim, estamos falando de uma coisa muito feia, que tem de ser eliminada da face da terra o quanto antes.

- Francamente, não sabia, não eu...

- Pois há, minha senhora. E eu estou começando a suspeitar de sua pessoa, este seu ar meio reticente, esta cara de quem comeu e não gostou, a senhora está me escondendo algo, só pode.

- Eu...

- Nem argumente. Nós também estamos entrando com um tratamento de choque, de sorte que tenho aqui uma equipe de voluntários muito bem adestrados no saneamento e na prevenção do Medo, a senhora libere aí a entrada dos rapazes, vamos lá moçada, revolvam céus e terra, cada cabeça, corações, pensamentos, palavras e obras, tudinho.

- Mas...

- A senhora não acha melhor falar de vez?

- É que eu...

- Vou perguntar de novo: a distinta tem Medo em casa, ou quem sabe os filhos, o marido? Porque se tiver, estamos aqui para matar este bicho a pauladas, somos da vigilância especializada no setor, de um jeito ou de outro, venceremos essa doença, nem que seja na marra, é nossa missão. E eu acho melhor colaborar logo, as senhora nunca ouviu as palavras de um cara que falou que a gente não devia ficar perguntando o que o país ia fazer por nós, que o certo era o país perguntar isso p'ra nós? Vai querer que digam que não sabe exercer a sua cidadania? E fica bem, fica bem?

- Olhe...

- Não olho. E estou perdendo a paciência, veja lá, meus rapazes estão encontrando alguma coisa aí, bote tudo para fora, redima-se antes que seja tarde, eu bem estou vendo umas sombras na sua cara e começo a me invocar com tudo isso, ai, ai, ai...

- Por que...

- Seu olho está arregalado... Rapazes, é o Medo! Atenção, mulher contaminada! Esterilizem sua cabeça, matem seus pensamentos, abatam esse peito arfante, verifiquem sua respiração, partam p'ra cima dela!

- Cof, cof, cof...

- Aí, moçada, direto no alvo. Agora, transformem o Medo em anseio, um sentimento suave como o cair da noite, a senhora vai adorar, acredite em mim.

- Mas...

- Atenção, borrifem de novo, marcação cerrada, exorcizem os maus espíritos que rondam esta criatura, sai, Medo, deste corpo que não lhe pertence, êê!

- Cof, cof, cof... Pensei que ter Medo não fosse pecado...

- Ah, não? Vai alegar inocência, pureza d'alma, me tomando por cretino, burro?

- O Medo é saudável, achei normal até, eu...

- Atenção, camaradas, borrifem de novo, isso... E me diga a senhora: onde está o restante da família? Vamos ter de examinar todo mundo.

- Cof... Sou sozinha.

- Arrááá, alimentando este monstro na intimidade do seu ser, quem sabe fofocando com os vizinhos, xeretando no supermercado, a senhora não tem um pingo de vergonha?

- Perdão, não sabia que...

- Acaba de saber. De agora em diante, além dos procedimentos apropriados de prevenção, cautela e olho vivo, a senhora será obrigada a decorar este mantra que o IMM está distribuindo e que espanta o bichinho contaminador. Sente-se em posição de lótus e repita: "tudo isso é lindo, mais que lindo, ommmmm, tudo isso é lindo, mais que lindo, ommmmm..." O exercício tem de ser feito cem vezes por dia.

- Tenho Medo... Receio, receio, de que esta posição possa adormecer-me as pernas.

- Confessou. Tem Medo.

- Eu falei receio.

- É parente. Quantos anos tem a senhora?

- Quase 62.

- Diga p'ra mim, a senhora acompanhou uma novela antiga intitulada "Carinhoso"?

- Ss...sim.

- Gostou?

- Bem... Muito.

- Sabia! Borrifem esta mulher!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.