QUEM PERDOA, AMA?
Bruno Lacerda

Você acha os cursos de Crisma dados pelas igrejas repetitivos e chatos? Eu acho. Porém, há um ano atrás, continha, em minha rotina, um curso desses aos domingos. 

Certo dia, nesse curso, o catequista perguntou se éramos capazes de perdoar um assassino. A turma ficou ressabiada e com razão. Afinal, como perdoar "quem ama o feio" e para ele trabalha? Como dar o perdão a um ser que tira a vida de seu semelhante? Ora! O mandamento principal de Cristo diz: "Amai ao próximo como eu vos amei". Então, como esquecer a "marca" de um criminoso? 

Mesmo com tudo isso, a turma disse que perdoava (após um grande "aperto" dado pelo catequista). 

Para mim, para a turma e até mesmo para você, meu fiel e estimado leitor de todas as quinzenas, é relativamente fácil dar o perdão a um bandido, desde que ele não nos tenha feito mal e que ele não tenha "mexido" com nossa família e, se não o fazemos é por causa de um resquício de espírito de equipe que insiste em permanecer em corpos tão corrompidos pelo mundo. 

Porém, quando o crime é com alguém de nossa família e até mesmo conosco, dar o perdão se torna quase impossível. 

Existem pessoas que, mesmo nessas situações tão adversas, conseguem desculpar quem "feriu seu coração".

Essas pessoas sim, são capazes de amar acima de tudo. Essas pessoas sim, seguem o mandamento divino. Por fim, se é verdade que existe uma vida eterna e se realmente existe um Céu, essas pessoas sim, merecem um cantinho nele. 

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.