O AVESSO DE MARIA C.
Catarina Ferraz

Maria C. acorda com vontade de dormir mais um pouco e levanta-se da cama mesmo assim. Desce as escadas descabelada, de pijama, procurando alguma coisa para comer. Ela dormiu de rímel.

Maria C. não consegue ser controlada o tempo todo. Depois que já levantou mesmo, coloca uma roupa de ginástica e tenta convencer a si mesma de que tem feito o regime direitinho. O pacote de waffer que devorou inteiro ontem não conta. 

Maria C. adora música. Ultimamente está empolgada com ritmos latinos. É uma mulher de fases. Já ouviu muita MPB, MPM (Música Popular Mineira), rock e agora está nessas de Buena Vista Social Club. Marcou, inclusive, uma viagem a Cuba com seu grande amigo. Estava bêbada na hora.

Maria C. tem uma luta diária, principalmente consigo mesma, para se descobrir. Ela parece ser feliz. Algumas vezes até ela mesma acredita nisso. Ninguém conhece realmente a Maria. 

Maria C. tem tpm, depressão, surtos de alegria - esses acontecem quase o tempo todo. A Maria C. é jovem, não sabe o que quer na vida a curto prazo, mas quer tudo pra ontem. A longo prazo, aquelas coisas básicas (babacas?!): casar com um homem maravilhoso, ter dois filhos lindos e perfeitos, morar em um lugar tranquilo que seja perto de alguma agitação. Ah, e que nesse lugar tenha internet! De TV ela não faz muita questão.

Maria C. adora ler, mas às vezes simplesmente não consegue fazer isso. É um tipo de bloqueio. Em um dia não consegue ler nem placa de informação, no dia seguinte devora 200 páginas de um romance. Para escrever esse bloqueio não perturba. Deve ser por isso que ela escreve tanta bobagem. 

Maria C. acreditou por muito tempo que escrevia bem. Maria C. acredita que um dia vai saber quem ela é. Maria C. acredita, de verdade, que um dia vai mostrar aos outros quem ela é realmente.

Maria C. é amável, brincalhona, calada, dorminhoca, estranha, fútil, guerreira, hilária, insistente, jovem, louca, maníaca, nonsense, orgulhosa, pobre, querida, rueira, só, tatuada, única, v, x, y, z.

Maria C. pensa muito nos outros, pouco em si mesma. Maria C. quer a sorte de um amor tranqüilo. Maria C. só quer que o dia termine muito bem. Maria C. quer ver o pôr-do-sol e o nascer da lua cheia, na Serra da Piedade ouvindo uma musiquinha e tomando um vinho. 

Maria C. é uma boa pessoa. Ela só precisa descobrir isto!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.