BOA NOITE, MINHA ESTRELA!
Ivone Carvalho

Hoje ela apareceu. Fazia algum tempo que eu não a via.

Está brilhando como em outros tempos. Tempos não tão distantes, mas que, pela intensidade da dor que causaram, parecem vidas, em vez de semanas ou meses.

Tenho observado o céu, como faço todas as noites, porém, embora ela nunca deixe de estar ali, tem se mostrado acanhada, tão pouco iluminada que, ao piscar os olhos, ela parece desaparecer para mostrar-se novamente após uma fixação melhor naquele ponto que chamo de seu cantinho.

Mas, hoje não! Esta noite ela se faz ver como há muito não se fazia. Seu brilho quase ofusca os meus olhos. Tenho a impressão de que ela quer chamar mais a minha atenção, alertando-me de que está de volta mais visível, possivelmente para informar-me que as coisas boas, lindas e que me fazem tão bem, não terminam e nem desaparecem assim, de uma hora para outra e que, possivelmente, nunca desaparecerão. 

Brilha como nunca e se destaca de todas as outras. Talvez nem todas as pessoas consigam vê-la como eu, seja por não a observarem, seja porque não procuram especificamente por ela, seja porque, para a maioria das pessoas, estrelas são estrelas, não se diferenciando umas das outras. 

Tem gente que nem olha o céu diariamente, como eu faço. Às vezes até se esquecem que basta um segundo de observação e verão uma beleza ímpar que mostra que a distância jamais será empecilho para que possamos sentir a beleza, a paz, o amor.

Sei que há pessoas que nem têm possibilidade de observar o cenário magistral que a noite nos apresenta, quer por não possuírem o sentido da visão, quer por estarem confinadas em locais fechados. E, saber disso, me entristece. Porque eu acho, sinceramente, que ninguém poderia ser proibido, por qualquer motivo, de contemplar o céu. Durante o dia ou durante a noite. 

A visão que temos do firmamento é algo extraordinário. Ele representa o poder infinito do Criador dando a grandeza incomensurável ao universo. Vejo, quando o contemplo, quão perto podemos nos sentir de algo ou alguém que está tão distante. Certifico-me de que a beleza não precisa estar perto, ao nosso alcance, para que possa ser admirada. Percebo que palavras são dispensáveis quando o sentimento existe de verdade e vem de dentro da alma. 

Talvez seja por tudo isso e, quem sabe, muito mais, que escolhi aquela estrelinha que vejo todos os dias, inclusive nas noites nubladas e chuvosas, para ser a minha guia. Parece loucura dizer que a vejo mesmo em noites de céu escuro ou que chove, mas não é mentira.

Ilusão de ótica? Necessidade de encontrar algo para me apoiar, me sentir protegida, não me sentir só? Talvez. Loucura? Quem sabe? Afinal de contas, se de louco todos nós temos um pouco, talvez seja essa a maior revelação do meu índice de loucura!

O fato é eu a observo todas as noites e, nos últimos tempos, ela estava realmente acanhadinha, talvez refletindo a minha alma triste. Sempre tive esse hábito de ficar longo tempo na janela contemplando o espaço sideral. Costumo dizer que eu deveria ser uma estudiosa do assunto, porque ele realmente me fascina. Mas o hábito de observar aquele cantinho especial, daquele estrelinha, começou a partir de uma noite em que a depressão tomava conta de mim e ela surgiu no céu escuro, fazendo companhia aos meus pensamentos e me revelando que algo maior que eu nunca me deixará sozinha..

Daí em diante, aquele ponto no céu passou a ser todo especial para mim e por isso eu olho para ele sempre, procurando a minha estrela. Realmente, não posso negar que, ultimamente, algumas noites eu até olhei aquele espaço muito mais pelo hábito do que pela ânsia de encontrá-la, porque já sabia que, embora ali, meio escondida, brilhava com um certo pouco caso para mim, não sei se para me castigar pela falta de entusiasmo de viver, batalhar e vencer ou apenas partilhando o nó que existia em meu peito.

Hoje, porém, fui tomada de surpresa. Quando, em meio à madrugada, olhei para cima, talvez para aumentar a minha esperança e a minha crença de que os dias melhores estão chegando, ela brilha mais, destacando-se de suas irmãs, sorrindo para mim como naquele dia, iluminando o meu olhar que a reflete tanto quanto reflete a expectativa que existe no meu coração. 

Não posso deixar de sorrir furtivamente. A esperança, quando embalada pela confiança, aumenta a vontade de viver cada momento presente e acreditar num futuro próximo, promissor e feliz. É hora de fechar minha janela. 

Boa noite, minha estrela! Boa noite, meu amor!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.