VIDA DE MÃE CELESTIAL
Doca Ramos Mello

Esta é dos tempos áureos de João Alves...

Confusão nos céus! Sabe-se que Nossa Senhora está com um humor dos diabos, perdão, dos céus, pois acompanhando discretamente os depoimentos dos deputados envolvidos na CPI do Orçamento, eis que ouviu da boca de um dos chefões da corriola a afirmação de que "Deus o ajudara a ganhar tantas vezes na loteria", et., etc. LOTERIA?! E ela não tinha proibido o filho de se meter com jogo?!

Nossa Senhora quedou-se de espanto e furor celeste. Aquele menino sempre fora diferente dos outros, quem sabe por ter sido filho único, muito mimado quiçá, bem que comadre Isabel tentara lhe dar uns toques, um filho só, filosofava, encrenca maior... Ato contínuo, chamou o rapaz às falas:

- Muitíssimo bem, mocinho! Então agora, o Senhor deu p'ra freqüentar jogatinas e, ainda por luxo, para proteger um tipo daqueles, cuja cara não engana nem a própria genitora, pobrezinha, que me perdoe o comentátio, também sou mãe, sei o quanto é duro... Mas então, o Senhor, heim, dando tamanha sopa para um sujeito como João Alves, quem diria! Filho meu, eu amamentei, eu criei, eu eduquei, ah, de fato ser mãe é padecer, e no meu caso, literalmente no paraíso, oh, céus, filho meu!

- Mas mãe...

- Ca-la-do! Fico pensando na gravidez, na viagem cansativa que meu pobre José fez comigo para salvar você daquele rei insano, quantas horas de aflição naquela manjedoura, as lágrimas derramadas na sua crucificação, tanto sacrifício e você.. Pensando bem, não me lembro de você ter concluído primeiro grau, aliás, você não cursou nem o pré, que desgosto! E eu queria que você fosse médico...

- Ô mãe, eu..

- Eu aqui, ai de mim, dias a fio suando debaixo deste manto, vai ano, vem ano, séculos sem fim me dedicando ao lar e à família e me acontece um coisa dessa! Também.. Mãe é um bicho cego, então eu não notei aquele seu jeitão hippie, a sua fala cheia de paz e amor, aquela turminha de apóstolos que você arrumou e com quem deu p'ra sair sem rumo pelo mundo... "Pregando", você dizia. Sem contar Madalena, que eu nem gosto de lembrar o episódio, ai, meu Cristo Redentor, eu mereço?!

- Manhê, eu queria...

- Não falei que não se metesse em política? E não me faça essa cara de salvador da humanidade...

- Mãe, me ouve...

- Ouço! Vejamos com que parábola você vai querer me enrolar... Desembucha! E se não me convencer, você vai ver o que é bom p'ra toga, digo, p'ra tosse. João Alves, João Alves! Você já foi à Bahia, menino? Então, vá. O seu protegido aí não mora lá, não é influente? Quem sabe não arranja uma vaga no supletivo p'ra você estudar, oh, minha sina divina, tanta gente boa precisando de ajuda e vai esse menino dar uma força justo para João Alves, não acredito, não acredito!

- O João Alves, mãe, imagine! Eu nem conheço esse cara direito, quero dizer, conheço assim, "en passant", sem a menor intimidade. Para ser franco, ele nem falou comigo nem nada, aquilo é um baiano malandro, a Senhora sabe como é a Bahia, tem de tudo por lá, são oito dias de carnaval, aliás, praticamente carnaval o ano todo, muito acarajé, Olodum, axé, essas coisas.... E candomblé! É isso, vai ver ele falou foi com Exu, Oxossi, quem sabe...

- Por falar em Olodum, taí outra providência que o Senhor precisa tomar, sabia? Sim, porque aquele cantor baiano, o... Como é mesmo, o soteropolitano... O da saia, Gilberto Bill, acho...

- Gilberto Gil, mãe, amigo de Caê.

- CAÊ?! Que mané Caê! Ca-e-ta-no, Caetano, diga logo o nome das pessoas por completo ou amanhã o tal João Alves vai se achar no direito de espalhar por aí que foi "Jê" quem deu sorte p'ra ele na loteria, faça-me o favor! Pois esse Gil só sabe falar na raça negra,na cultura negra, no preconceito contra os negros, no racismo, mas no Olodum é proibido entrar branco, o Senhor sabia? Sim, Senhor! Agora, vai lá você, judeu de berço, e pede uma vaguinha no atabaque p'ra ver o que é preconceito, seu moço. E eu não estou vendo ninguém fazer nada contra isso, mocinho, ninguém...

- Prometo que vejo isso depois, tá? E quanto a João Alves, a Senhora está equivocada, mãe. Ele não disse que eu, Jesus, o tinha ajudado. Ele disse "Deus", mãe, Deus, nosso Pai, foi isso.

- E não é tudo a mesma coisa, menino? Eu bem falei que isso de Santíssima Trindade não ia dar certo. Já em outras épocas, tempos de pessoas bem mais cultas, era complicadíssimo, imagine agora, com esta escola mixuruca de quinta categoria que estão oferecendo ao povo, é agora que tudo vai p'ro brejo de vez. É mistério demais, Senhor, demais da conta, como dizem em Minasss... Pior p'ra mim, as pessoas acreditam que eu vivo num céu pleno de azul, que não tenho problemas, ai, eu é que sei da minha vida... Bom, mas o fato permanece: o João Alves realmente citou o Seu Nome diversas vezes, não citou?

- Em vão, mãe, entende? Em vão... Os políticos são assim...

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.