A PORTA E VOVÓ...
Adriana Vieira Bastos

Tenha dó! Tudo por que resolvera ir ao Banco retirar sua minguada aposentadoria. Constrangida, não imaginou que fosse, no fim de sua vida, passar por esta situação.

Aflita, sentiu-se presa na porta giratória, mas o aparelho de surdez desligado a impedia de entender o que tanto o guarda gesticulava. 

Já tinha ouvido falar que tal porta não tinha a menor compaixão. Inconformada, pensou em armar um escândalo para demonstrar a sua revolta, mas sabia que ela também fazia de tudo para lhe proteger. 

Resolveu, então, não se rebelar. Abriu a bolsa, encontrou o molho de chave e rapidamente entregou-o ao guarda. Suspeitava ser ele o culpado por toda a sua aflição. Doce ilusão!

Voltou à porta e o cínico do apito a rejeitou. Atarantada, resmungou: "Estão brincando comigo. Mal paro em pé, não percebem que não represento perigo?". Ruborizada, doeu-lhe ver alguns jovens se divertindo com o embaraço da "vovó". 

Abriu novamente a bolsa e, escondidinho, encontrava-se o celular. Riu. Como nunca o usava, nunca dele se lembrava. Entregou-o ao guarda, respirou fundo e pensou: "Agora, não tenho como não passar".

Mas não passou! O apito a desafiou e o guarda, desconfiado, a olhou. 

Irada, parou um segundo, voltou e, sem titubear, colocou a bolsa na caixa ao lado. Tentando se apoiar no resto de compostura que havia trazido consigo, empinou o nariz, em direção à porta avançou, mas a cara quebrou.

Desta vez, o maldito apito fez questão de reverberar no seu tímpano. Doeu! E como doeu! Não respeitaram a sua idade. 

Alquebrada, por fim desviou o olhar à sua eterna "blusa de domingo". Bingo! Não imaginara que a vaidade fosse dar um novo rumo à sua vida. Aquela blusa florida, com seus botões metálicos, usada no dia errado, tornara-se responsável por toda aquela confusão. 

Num gesto libertário, vovó não vacilou: no meio da porta retirou a blusa, causando o maior alvoroço. Foi parar na Delegacia do Idoso, presa por atentado violento ao pudor. Ficou até mais famosa que muita atriz de televisão. 

Atualmente, vovó não sabe mais o que é solidão. Quando sente o marasmo se aproximar, veste a blusa florida, companheira de longa data, e procura um "banco qualquer" só para dar uma agitada. Atrás dela segue uma verdadeira legião, fazendo bem para o seu ego e para o seu, agora, feliz coração.

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.