CRÔNICA VEGETAL
Vera Vilela

“Cavei a terra com a pá-lavra
                                       n
                                       d
                                       o
a terra escrevi a semente”

(Plantio – Thaty Marcondes)

Fiquei durante mais de uma semana imaginando como escreveria esta crônica, pensando como as pessoas receberiam minha opinião.Não posso deixar passar em branco, então resolvi colocar para fora este meu questionamento.

Tudo começou no horário do almoço há alguns dias atrás, na mesa posta: feijão, arroz, carne assada, muita salada e um prato especial para mim – salada de “brócolis ninja” cozido.

Vocês sabem o que é “BRÓCOLIS NINJA”? Não? então vou explicar.

Este brócolis não é um super-herói de série oriental não, nem é um legume com kimono.

Na verdade trata-se do nosso velho e tão nutritivo amigo “Brócolis” ou “Brócolos” e neste caso chamando ainda de “Brócolis-de-cabeça”.

Nosso Brócolis Ninja foi obtido através de muita pesquisa, provavelmente deve ser coisa de orientais – ninguém melhor que eles para mudar a cara da comida. Para mim o Brócolis evoluiu tanto, tanto, que acabou se tornando um Couve-Flor verde e metido a besta. Até o sabor dos dois é parecido, o que diferencia é apenas sua cor esverdeada.

Queria pedir aos agrônomos e cultivadores do Brócolis que parem imediatamente com suas pesquisas, pois eu gosto do verdadeiro Brócolis, aquele que é vendido em maços, como flores, vários galhos floridos de Brócolis formando um arranjo de pequeninas flores verde amareladas.

Não podemos negar aos nossos netos e bisnetos, o prazer de saborear o verdadeiro Brócolis. Se continuarem com a atual pesquisa, um belo dia verão que o que conseguiram foi apenas transformar o meu querido Brócolis em um Couve-Flor. Está sendo uma metamorfose lenta e quase imperceptível ao olho humano, mas eu percebi.

Quero deixar claro que não sou preconceituosa e nada tenho contra os alvos Couve-Flores, tanto que os como semanalmente, quero apenas a preservação da raça Brocolinídea.

Peço a todos, apoio para minha campanha:

SALVEM O BRÓCOLIS NATURALLIS!

FORA O BRÓCOLIS NINJA!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.