CHORA BAHIA...
Fernando Roxo

Chora Bahia, chora por este seu amante que parte para outras plagas. Chora por este infiel que troca sua brejeirice morena por novas aventuras. Por mais que chores jamais serás capaz de suplantar o meu choro de saudades por esta terra mulata, com seus rítmos de vida tão ricos. Mais que a Bahia, que está chorando na minha partida, choro eu de saudades dos cheiros e sabores desta terra que me acolheu com um carinho de mucama, de uma mãe de leite.

Chora Bahia, chora que talvez consiga esconder minhas lágrimas nesta despedida sofrida. Como você também choro eu, um pouco de saudades, um pouco de medo pelos novos amores e aventuras. Chora Bahia, chora que teu pranto se mistura com minhas lágrimas neste momento triste. Talvez as gotas destas tuas lágrimas em meu rosto possam disfarçar o brilho das gotas que escorrem em meu rosto.

Chora Bahia, chora que este teu choro me acompanhará para sempre. Me acompanhará como o choro da amante abandonada na consciência do amante traidor. Chora Bahia, não sei como sair sem deixar um travo de amargor em tua boca, embora eu mesmo carregue um pouco deste fel em minha própria boca, em meu próprio coração.

Chora Bahia, chora apenas. Eu estarei tentando abafar meu pranto e disfarçar a minha tristeza neste momento de abandono. 

Chora Bahia, chora.


Nota do Autor:

No dia 15 de abril de 2000 eu saí de Salvador, também conhecida como cidade da Bahia, para me mudar para Curitiba. Nos meus últimos minutos lá, nesta manhã chuvosa, eu escrevi este texto de despedida.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.