REVIVENDO
Luisa Jardim

Ah, se eu pudesse voltar no tempo ...

Voltaria para 1980, talvez. E teria de volta dois anos junto a uma pessoa muito querida. Mas, como dizia o Tio Ali, do “Clone”, não se pode mudar a escrita de Alah.

E se eu voltasse para 1991? Ora, aí tudo seria muiiiito diferente. Eu teria ido para os Estados Unidos, feito um Mestrado em Línguas e não em Educação. E provavelmente estaria trabalhando em outro lugar completamente diferente de onde estou hoje. Será que teria sido melhor? Não sei. Eu gosto de estar aqui, mas penso que quando se toma um caminho em uma encruzilhada, a gente sempre se perguntará: como teria sido tomar o outro caminho?

Quem sabe eu pudesse voltar para 1997, ano em que descobri a Internet. Bem, aí, acho que eu faria muitas coisas do mesmo jeito que fiz, mas outras... é, essas outras eu faria bem diferente. Ou talvez não, porque eu penso que só conseguiria agir diferente se fosse baseada na minha experiência de hoje e esta eu não teria.

E se eu voltasse para dois dias atrás? Talvez eu não escrevesse tudo isso. 

É comum a gente pensar que, se pudesse voltar no tempo, tudo poderia ser diferente. Só de pensar nisso, sinto um friozinho na barriga, como se pudesse, de alguma forma, reviver toda a descoberta do mundo que fiz em diversas épocas da vida. Mas, o que queremos mesmo é ter a oportunidade para mudar algumas decisões, numa tentativa de sermos mais felizes. 

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.