ACONTECIMENTO AO LUAR
Ana Peluso

 

Depois de sobrevoar a sala toda, como num sonho, Godiva pousou e observou. O cavalo vinha do fundo da sala à galope, e se preparava para alçar vôo também, quando - de repente - parou no ar, em pleno movimento: as patas dianteiras numa imagem endurecida, e o restante de sua imobilidade diziam que ele simplesmente fôra até ali - ela compreendia.

Godiva observou a brancura de seu pêlo, a beleza de seu porte ousado, ainda que - ainda - não vitorioso, mas sabia que nada mais podia fazer, até que ele resolvesse avançar por conta própria, numa contradança à essa inércia imposta - até auto-imposta, talvez.

Quem conheceria suficientemente os cavalos, afinal, para saber-lhes o paradeiro?

Godiva, então, saiu em vôo rasgado até o cume de uma montanha, de onde podia avistar o mais belo luar daquele espaço. E ali permaneceu muda e nua - olhos e coração atentos. Tudo estava distante de Godiva. O cavalo e suas patas congeladas como em um filme, o brilho extático de seus olhos, sua "vitrificação em vida", sua fala interrompida, seus sinais vitais.

Agora, apenas a lua se agigantava à frente de Godiva, como um acontecimento único. Ela, então, se rendeu à imagem, numa espera absoluta e silenciosa.
Era possível sentir que lá embaixo, a vida acontecia (ou não) e cá em cima o céu respirava histórias em forma de nuvens - quem sabe? Essas mesmas que se moviam lentamente em torno da lua.
Muito provavelmente o céu respirava histórias para contá-las a alguém.

E Godiva ficou observando a lua nas suas quatro e tantas fases, uma após a outra, durante um instante impreciso, mas que durou o suficiente para o cavalo irromper de seu imo, numa reação alada e triunfante. E em vôo deliberadamente liberto e adiante, fez da lua, uma cheia moldura para o ruflar de suas asas, agora imensas ansas cintilando à frente de Godiva.

Ela então seguiu até ele, montou-lhe o dorso alado, e saíram sobrevoando mundos, seguindo seu curso. Ao final de algum instante - desses que duram as quatro e tantas fases da lua - ainda era possível ver a imagem deles fusas em uma só, como gravura, na redonda lua cheia.

 

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.