FASES DA LUA
Samuel Silva

 

Nova e cheia, nua, crescendo à mingua... Não se diga que sou despudorada ou depravada, se apenas torno e retorno ao mesmo ponto a cada tempo em que me renovo, envelheço e descubro que estou de novo, como sempre. Vão-se os anos, o tônus e os cabelos naturalmente loiros, mas vem o futuro e se torna presente e o que antes era agora, foi... Se não são mais rijos os seios compensa o carinho de dá-los à boca de quem prezo e me preza. Se embranquecem os pelos, vem a paciência de pintá-los e a alegria da transformação, da escolha, uma cor e um corte diferentes.

Viver não é ser, mas transformar-se, sabem-no tanto as borboletas quanto qualquer outro bicho e mesmo as plantas e plâncton. Reservo-me o direito e, mais, o dever natural de não ser sempre eu mesma do mesmo jeito, e como a lua, me alterno, estavelmente volúvel, e como ela, a cada vez que volto a ser uma de mim que já fui, não me repito, alcançando formas e conteúdos diversificados, luzes, reflexos, matizes e nuances que se vão desvelando.

Desculpe-me uma certa repetição, mas até quando digo palavra já dita, uso outra entonação, vario o sotaque, percebe? Quando me sinto jovem, sou jovens múltiplas, numa juventude sou Ana, noutra sou Gertrude e depois Miriam e então Luísa. Quero amar, namorar, ficar, flertar, negar-me a um para dar-me outro e quando volto presenteio o rejeitado de ontem com o regalo que não dei ao de hoje.

Quando então cresço e amadureço, não me faço de beata, mas ajoelho e sou assim senhora dele, ao rezar aquela oração que os homens tanto querem em sua ilusão de domínio, ora, que besteira!, se quem controla está agachada e quem obedece está de pé ou sentado com aquele ar de entrega e abandono gozado.

Vou me saciando de gentes e coisas, engolindo, digerindo e cuspindo pensamentos e experiências que irei digerir em lembranças amiudadas e inventadas nos detalhes e isso vai me acabando, vou sumindo de festas e bares. E há o dia em que me recolho, esqueço sexo e desejo, não lembro nem de lareiras ou vinhos, sumo e ninguém me acha ou vê, ainda que esteja onde de nunca saí, não atendo porta, campainha ou telefone, me escondo em mim encasulada, enclausurada em meu pequeno apartamento. Teço seda, teço teia, me satisfaço comigo e não ilumino nem reflito, apenas permaneço e deixo passar o tempo, que ele preenche e cura, e também medito, penso em mim e nas várias mins que coexistem às vezes pacíficas, outras belicosas, sangrentas... Faço sexo, poesia, trepo as palavras em haicais, leio Melville e Hemingway no alto de uma montanha, em Copacabana acho minha Heidi. Trabalho, discuto, almoço e janto, meu chefe, meu aluno, ensino e aprendo que viver não é ser sol, mas lua.

 

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.