BOLOLÔ
Lilly

 

Foi tudo que restou daquele casal bisonho e claudicante? Silêncio. Sem mais segredos desvendantes e adivinhações considerantes, findaram. Barafundas! Nem mais prestavam atenção. Nem mais novidadeavam. Mas o olhar marasmático era de uma só dorinfinda. Não negavam. De Dora, o marido notou que tristeandava pelos cantos...

Chamou Bené às agulhas. Este, o outro, e nem marido era, mas disso bem que se servia. Tremeu conversa adentro caminhando rumo a fora. Não duvidou que morreria ali. Dora, que andava desdesejando tudo, sofreu de longe. Pelos dois. Clichê. Bené gostou-se dela bem de antes. De menina. Tecera-lhe tranças e acompanhara todas as formaturas. Longas e emaranhadas. Ambas. E não findara de gostar. Ela demorou-se pegar gosto e quando o fez, se anunciou casada. Parentela distante. Calamidade e desandança. Mas Bené tomou-lhe as dores: marido tetro e vagarento que não lhe acudia? Deu no que deu.

Xumburgaram de vez. Feito gatos no cio vadiavam loucos varridos dançando em boates na noite e nas ruas de manhã numa alegria radioativa. Contaminavam transeuntes e comadres de plantão. E não arrefeciam nem a veneníparos: eram um casal e como tal, ponto final. Casados, à maneira deles mesmos, cada qual com sua parelha. E por que não dizer felizes em doses graúdas de claros arrebóis. Amavam-se sem culpa ou destinação. Pois faltava em Bené o que sobejava em Dora. Eles se matematizavam: tempo e espaço conspiravam ao redor. Os parceiros nunca souberam e nunca talvez saberão.

Qual o sentido do arrependimento quando não se tem escolha? Cura-se da vida fugindo-se dela? Perguntaram-se só uma vez. E então, retiraram todas as cascas de inverdades e foram-se chegando cada vez mais perto do que era possível definir. Já antigos um do outro, não faziam mais sentido ao contrário. Bololô. Foi tudo o que restou daquele casal?

E se tudo isto for tão-somente a alternativa mais verdadeira dos que, loucos e livres, versutos sabem que dão sentido a todas as adivinhações? Bololô...

 

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.