ARMADILLO
Francisco Pascoal Pinto de Magalhães

 

cão-sarnento-farejador aquele dia resfriado cabeça baixa orelhas murchas rabo torto espantando moscas. restava eu checar os fojos armados ao longo do leito seco do riacho. um preá, um teiú, um mocó... qualquer coisa era de serventia; que a fome do vivente não escolhe cardápio.

cão-sarnento-farejador aquele dia andava assim atarantado guiado pelo instinto caçador atras de um calango esverdeado desarmou os fojos todos.

de raiva deu vontade de dar uma carga de chumbo no bicho. mas chumbo anda caro; e pólvora então... para não acostumar mal dei uma surra no bicho que sumiu por tres dias.

inda catei um tatu pequeno assim aquele dia. mas não matei não. vendi prum gringo de fala engringolada que apareceu na venda do Jacob. armadillo? perguntou o gringo mostrando todos os dentes. armadilha, respondi. o gringo pagou com uma nota amarrotada escrita em ingles que a princípio relutei em aceitar mas o dono da venda me chamou de besta e disse que aquilo era dólar e valia mais que dez notas de dez cruzeiros. deu pra comprar um jacá de rapadura, umas quartas de farinha e um agrado pra Quitéria que andava de mal comigo por causa do sumiço do cão-sarnento-farejador. as coisa estão se acertando. o cão até já abana o rabo pra mim...

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.