ANISTIA É...
Daniela Fernanda

Anistia é um ato de Poder Legislativo que declara impuníveis ações praticadas por motivos políticos, anula condenações e suspende diligências persecutórias (relativo à perseguição). Significa perdão, desculpa, indulto, esquecimento, absolvição.
Em verdade, anistia é isso e ponto final. Ponto final para os outros, mas não para mim.
Alguém aí conhece um marido qualquer que tenha sido infiel? Pode ser o próprio marido, ou o pai, o irmão, o cunhado, o genro, o marido da vizinha, qualquer um serve. Em geral qual é a atitude que a esposa traída e ferida toma? SEPARAÇÃO. É óbvio. Entretanto o longo processo que inicia no fato, passa pela descoberta e culmina na separação, é bastante doloroso e um tanto complicado. Mas chega ao fim; e todas sobrevivem, podem ter certeza.
Mas é naquele momento em que tudo volta ao normal, que os novos problemas resolvem aparecer. Ela, a ex-esposa, conhece um sujeito especial, mas seus filhos não gostam dele. E ele por sua vez, não quer nem ouvir falar em crianças. Pode acontecer também, do “carinha” amar os filhos dela e vice-versa, mas o coitado não consegue se livrar do álcool, do jogo e das dívidas. Pior ainda é o tipo que depois da primeira transa, aproveita o final de semana seguinte e se muda de mala e cuia para a casa dela.
E por aí vai, são tantos os tipos possíveis de se encontrar, que cinqüenta páginas seria pouco para enumerá-los. A essas alturas, vale a pena pensar no tal processo de anistia. Uma anistia especial, concedida a maridos infiéis, por ex-esposas que não têm mais paciência para descobrirem os defeitos dos outros. Às vezes é preferível cancelar este “tipo de dívida”, que ele contraiu com você e toda a família, e perdoar o adúltero, do que ter que começar tudo de novo com uma pessoa nova. Afinal, da menos trabalho recomeçar com uma pessoa “velha”, ou seja, um velho conhecido sobre o qual já sabemos os defeitos e já não temos a ilusão de que ele seja um ser humano perfeito.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.