MUITOS ANOS DE VIDA
Pedro Feitosa

Fazer aniversário é complicado, dia em que a ansiedade vence o sono e você acorda mais cedo, ainda que odeie, com toda aquela disposição de quando você era mais jovem. É o dia em que o espelho lhe revela que seu rosto não é mais o mesmo, e que a barriga continua crescendo.

No café todos lhe olham diferente, afinal, você é outra pessoa, não mais aquele que se sentava à mesa nos outros dias. Você é um estranho. Pelo menos até o coro, ainda de pijama, entoar o clássico "Parabéns a você", música que permanecerá nos seus ouvidos até o último segundo desse dia. Afinal, hoje é o seu aniversário, comentam os mais chegados.

Passada a divertida e animada hora do café, passamos para a fase do trabalho. Sim, nem sempre os seus aniversário cai num domingo. Já na recepção a secretária lhe dá um sorriso. O primeiro dos muitos que virão durante esse longo dia...

Agora sim, você está em casa. Apesar de sua mesa de trabalho estar completamente irreconhecível com todos aqueles balões coloridos e uma singela faixa, de um metro e meio de feliz aniversário. Tudo bem, você já sabia que iria ser assim, pelo menos a parte dos balões.

Agora o chefe se dirige com aquele olhar de comoção e um certo ar de ternura e lhe dá aquele abraço. Claro que mesmo constrangido pela intimidade, você retribui o gesto (ainda que a barriga enorme do chefe dificulte essa tarefa). Lá vem os primeiros tapinhas nas costas, outro clássico de aniversário.

Depois de muitos tapinhas nas costas é a hora de ir pra casa, o dia foi difícil, e ainda tem muito porvir. É a vez dos amigos, aqueles de longa data que se sentem no direito de mandar o carro de som dos seus sonhos, com a música sertaneja que você odeia. Mais tapinhas em suas costas.

A bateria do seu telefone celular a essas horas já não é mais nada. Até porque a sua família que mora lá do interior fez questão de telefonar. Você falou com todas a suas primas e primos, além de pessoas que você nem imaginava que existia.

Já é noite, o telefone deu uma pausa e você agora está comendo aquela pizza que você adora. A cerveja que acompanha ajuda a aliviar o stress... Agora é a hora que você mais esperava, abrindo os presentes que ganhou durante o dia. Nada como a paz.

Você faz uma avaliação do dia e percebe que nem foi tão ruim assim, salvo as costas que insistem em doer depois de muitos tapinhas. Ano que vem tem mais e você irá seguir as regras como todo o ano, a anistia está do lado deles, afinal, a política da boa vizinhança tem que permanecer!


fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.