UMA LUZ NOS ESPERA
Ivone Carvalho
 
 

Numa dessas oportunidades que a vida nos dá, colocando, ante os nossos olhos, dois caminhos para que, usando o nosso livre arbítrio, escolhamos um deles para seguir nossa viagem, eu fui brindada com uma opção que me mostrava Luz no fim do túnel. E, enxergando esse caminho, fiz a minha escolha e optei por seguir na sua estrada, lado a lado, constantemente juntos. A estrada que me levaria definitivamente a você. A estrada que nos levaria à felicidade.

Nos primeiros meses, vivi um mar de felicidades. Prefiro acreditar que nós vivemos um mar de felicidades. Como bons seres humanos, na condição de pessoas esclarecidas, honradas, determinadas, conscientes do que queríamos, sonhávamos e acreditávamos, nos permitimos alguns conflitos, uns mais sérios, outros mais amenos, mas todos que se tornaram minúsculos ante o tamanho do amor que nos unia, ante a sinceridade com que expressávamos os nossos sentimentos.

Ainda como bons seres humanos, sabíamos que muitos erros já tinham sido cometidos por cada um de nós, individualmente, e que muitos ainda cometeríamos, porque o contrário significaria não sermos humanos.

Mas, é óbvio que essa certeza não nos dava a possibilidade de errarmos deliberadamente, com propósitos, com objetivos. Errar sim, por ser da natureza do homem. Errar propositadamente não, porque isso seria a contradição de tudo que nos propusemos, de todos os nossos princípios e conceitos, de todos os nossos sentimentos.

Qualquer erro constatado por um de nós mereceria, por óbvio, o esclarecimento, a justificativa, o perdão. Isso acontece com todas as pessoas que se querem bem, portanto, nada poderia ser diferente entre dois seres que se amam.

E, por nos amarmos, toda e qualquer dúvida deveria ser, antes de conclusões precipitadas, extenuadamente discutida, esgotando o assunto, se necessário, mas observando sempre que a existência do amor não permitia que duvidássemos da sinceridade do outro e muito menos do amor imenso que ambos sempre demonstraram. Com isso, o perdão seria sempre inevitável e a bonança nos traria a compensação dos momentos difíceis que tais erros ou dúvidas tinham nos ofertado.

Quando caminhamos juntos, muita coisa não precisa ser dita, tampouco discutida, porque a estrada, por mais acidentada que seja, terá sempre flores em sua extensão, que, além da beleza, inundará todo o percurso com o seu perfume.

Caminhar ao lado de quem amamos é não se importar com trajetos íngremes, com acidentes geográficos, com conjecturas, deduções, conclusões, antes de olharmos dentro dos olhos do outro para lermos sua alma que tanto conhecemos, pois sabemos que sempre existirão os desvios, as opções variantes, as pontes, enfim, alternativas que nos levarão ao fim do túnel, ora encurtando o percurso, ora tornando-o mais longo, porém, sem perdermos a direção, sempre de mãos dadas, sempre abraçados, sempre unidos, sempre enlaçados, porque sabemos onde está a Luz, sabemos que o nosso objetivo é chegar nela, sabemos que lá se encontra a nossa felicidade e, juntos, não haverá ser humano ou caminho íngreme que nos proíba de chegar, não haverá dúvida ou aparência que nos desanime, nos faça sentarmos no meio da via e, muito menos, voltar, porque a estrada tem mão única e, ou vamos em frente, ou simplesmente estacionamos e deixamos a vida passar sem a ousadia de enfrentarmos os obstáculos que tentam nos impedir de atingir aquela Luz que nos uniu e que nos espera com ansiedade.

Num triste dia você se sentou no meio da estrada. Faltou-lhe coragem de seguir em frente, faltou-lhe disposição para buscar, em conjunto comigo, o caminho alternativo, a solução para eliminar o obstáculo que se colocara diante de nós, que não era visto por mim porque eu estava deslumbrada, me sentindo segura, protegida e amparada por você, e isso não me dava medo, não me deixava enxergar, muitas vezes, as pedras atiradas à nossa frente.

Ao sentar-se, você não conseguia mais olhar para frente, porque a força do seu pensamento conseguia enxergar não apenas uma pedra, mas, sim, um abismo. E a força do pensamento tem poder, nós sabemos disso! E você não teve confiança em mim e no nosso amor. Não se lembrou que, juntos, poderíamos atravessar o mundo, porque todo o nosso amor era arma potente para destruir todas as barreiras que surgissem, porque toda a estrada teríamos que percorrer de mãos dadas e abraçados sim, porque éramos o suporte um do outro. Mais que isso! Éramos o complemento um do outro, um pedaço do outro, a outra metade do outro.

Há anos estamos ainda parados nesse mesmo ponto em que você se sentou e desistiu de lutar, de caminhar, de buscar a Luz que nos foi mostrada, que lá no final da estrada se encontra à nossa espera, disposta a cumprir o seu desiderato, iluminando nossas vidas e a nossa felicidade.

Outras pessoas surgiram na nossa estrada, algumas vistas apenas por você, outras que foram enxergadas por nós dois, mas todas elas foram conscientizadas de que esse caminho é só nosso e que ninguém poderá atravessá-lo, sob pena de cair nos abismos ali existentes, sob pena de se machucarem ao se depararem com os acidentes geográficos, as pedras. Sob pena de, por não encontrarem os desvios e variantes, morrerem desiludidos logo no início da estrada, porque ela é apenas nossa e ninguém conseguirá enxergar a Luz que é nossa! De nada adiantarão as pontes, porque elas são apenas tábuas de salvação para o prosseguimento da viagem, mas, com toda certeza, quem permanecer nelas ali ficará, porque ao outro lado, onde está a nossa Luz, somente nós dois poderemos chegar.

Você continua sentado no mesmo ponto em que parou há alguns anos. E não faz qualquer força para levantar-se. Cada vez que aceita a minha mão para ajudá-lo, imediatamente aperta os olhos, fechando-os, e enxerga mais abismos, mais pedras, mais desvios, que nem sempre existem na realidade. E se desencoraja, porque não sente vontade de abrir os olhos, de olhar para mim, de sentir a força e o amor que eu estou aqui lhe oferecendo durante todos esses anos. Porque não sente vontade de enxergar dentro do meu coração, da minha alma.

Às vezes, pensando em quantos anos faz que o espero, a minha paciência se esvai, e então eu digo que vou deixá-lo aí sentado e vou caminhar sozinha, levando-o apenas no meu coração e nos meus pensamentos. Mas logo eu me lembro que aquela Luz é nossa e não minha e que, sozinha, não há sentido caminhar. Outras vezes, você me desencoraja a continuar insistindo e esperando que você se conscientize de que é juntos que precisamos seguir, porque a nossa Luz nos espera. Muitas outras vezes, eu me sento ao seu lado, fico ouvindo o seu silêncio ou os seus gritos, acreditando que você há de enxergar a verdade e, me abraçando, levantar-se e, a passos firmes, seguir em frente, dando-me a mesma segurança e proteção que existem naturalmente quando não escondemos o amor que sentimos.

Estamos no escuro. A nossa estrada está escura. Mas, assim ela estava quando a descobrimos, quando nos encontramos. E decidimos segui-la juntos, porque juntos vimos a Luz no seu final.

Porém, eu continuarei aqui, ao seu lado, por todo o tempo que for necessário, esperando que você se erga e enxergue, no meio dessa escuridão, que a espera, por todos esses anos, é prova inconteste do imenso amor que nos une e que todos os percalços, pedras, galhos, abismos, desvios, pontes, constituem tão somente as provas que são imprescindíveis para nos conscientizar do quanto nos amamos e do quanto os obstáculos são incapazes de nos separar ou destruir a meta que abraçamos, a estrada em que, abraçados, entramos com a certeza de atingirmos a Luz que nos espera no seu final.

E de nada adianta você fazer de conta que não estou ao seu lado, ou determinar que eu siga o caminho sozinha, ou me dizer que se levantará para seguir em frente sem mim, porque você sabe, tanto quanto eu, que eu não o deixarei sozinho em hipótese alguma, porque tenho certeza de que juntos caminharemos sentindo o perfume das flores que embelezam a nossa estrada e que, juntos, chegaremos no nosso destino.

O meu amor é superior a tudo que se antepõe à minha frente buscando separar-me de você e, por conhecê-lo como a mim mesma, eu tenho certeza que ele tem a mesma dimensão e intensidade do seu amor por mim. Por esse motivo, eu não me cansarei de ficar ao seu lado, aguardando a sua conscientização de que esse mesmo amor é maior do que tudo e do que todos e que, por termos sido agraciados com esse presente Divino, devemos nos abraçar novamente e, com os laços que sempre nos uniram, seguirmos percorrendo a nossa estrada ao encontro da nossa felicidade.

Há alguns anos eu o espero nessa estrada, sempre ao seu lado, porque o amo e porque sei que você me ama. E não tenho dúvida de que você se levantará, me envolverá com os seus braços e me conduzirá à Luz que nos espera. Não há obstáculo capaz de destruir um verdadeiro amor, um amor como o nosso.

 
 

email do autor