DESAFEIÇÃO
Lia Falcão
 
 

Seis e meia da manhã de um domingo cinza qualquer e não havia mais o canto dos pássaros nem o sol de tantos ontens... Noite inteira em revolução de idéias. Cansara de quandejar a vida e, por fim, macambúzia, levantou-se da cadeira de balançar: - Sinceramente, você acha que algum dia escaparei de mim mesma?

Era uma questão de difícil respostório e o outro, lobo manso de rebelde aprisco, fez cara de bom sono e torceu para que ela esquecesse o que ele tentara não ouvir. - Como assim? Acho que não entendi bem. Esquivava-se.

Mas ela destemperou-se: - Não entendeu?! Eu, numa crise desarvorada de existência entre eu, mim mesma e essa outra que me habita e você nem acordado está! Pronto. Anunciava-se o velho vendaval que antecedia antigos furacões. Ele sabia desses desábitos: ela não descansava a mente nem pensava as coisas com menos seriedade. Mesmo assim, gostava-se dela. Cria mesmo que, sem isso, ela seria criatura de menor porte e até desadornada. Amava-a entretanto e apesar de. Assim.

Manso de coração e amigo das calmarias curtidas com a família desde pequeno, acostumara-se a participar de clã harmonioso, discreto, sem achêgos a temperamentos ou maiores intranqüilidades. Talvez por isso, achegara-se a ela, atraído que fora por seu juízo buscador do verdadeiro, caçador de fins entre meios. Acostumara-se com estes desatinos madrugadores e achava graça. Muitas vezes, à caminho do trabalho, ria-se lembrando dessas crises de desafetuosidades por si mesma que só ela sabia ter tão bem!

Olhou-a com grande ternura, como quem mira um animalzinho indefeso em jaula grande e compadeceu-se de fragilidade tamanha. Merecia seu empenho em entendê-la. Sabia de seu passado charcoso mas participava feliz desse presente questionador. Talvez não tivessem um futuro juntos, todavia, ele gostava de pensar que seu afeto lhe fazia bem e que ela estava cada vez menos infeliz.

Sentenciou: - Você está apenas triste: ama a verdade mais que a vida e isso, às vezes, pode ser terrível! A realidade nem sempre é fiel com quem é assim. Dê-se uma trégua! Sorva mais a vida antes de querer apenas entendê-la! Viver é um pouco isso também! Não queira escapar de você mesma: isso é autoconhecimento! Vislumbrou um leve sorriso e arrematou: - Quando quiser, estou com passaportes e destinos prontinhos! Riram feito crianças e miraram-se comovidos: viajar sempre é bom plano!

Sete horas e o dia estava apenas começando. Bem chovera mas já havia um sol tímido começando a esquentar a vida. Importante é que naquele pedaço de mundo, brasas vivas apagaram-se ante palavras certeiras. Pessoas desadormecidas. Afetos cicatrizantes.

Era esse o limite da discussão entre os dois: compaixão e respeito. Maiores do que qualquer coisa que porventura os pudesse separar. Maiores até que os desatinos e uma certa desafeição do destino...

 
 

fale com a autora