O FAMOSO "BIFE ESPIÃO"
Waldyr Argento Júnior
 

O local era diferente, tinha toda a roupagem e todas aquelas regras da marinha. Porém, era regido por militares da reserva, melhor dizendo ex-titulares da força armada marítima. Existiam duas diferentes classes na organização: Os militares e os civis.

Os oficiais da reserva, ou aposentados sempre ocupavam cargos de chefia. Os navais e sargentos que eram responsáveis pela ordem e segurança.

Os civis eram divididos em três grupos distintos: Os de nível superior que usavam uniforme cinza claro, os de nível médio que eram os que possuíam escolaridade até o segundo grau completo ou cursavam faculdade com sua tradicional roupa marrom e finalmente os peões com seu macacão azul escuro.

Não preciso nem dizer que existiam também três tipos de restaurantes. Um para os oficiais e os civis de roupa cinza clara. Outro para os sargentos e para os civis de nível médio. E o último para os peões e os navais. O nível da comida ia caindo proporcionalmente de um para o outro. O pessoal costumava brincar dizendo que no restaurante classe peão, a laranja era servida com casca, no de nível médio era descascada e no classe A, já vinha mastigada.

Mas, brincadeiras à parte, o fato era que a comida do restaurante de nível médio que eu freqüentava era muito ruim e alguns dias eu fugia para almoçar na lanchonete. Mandava uns dois hambúrgueres com coca-cola pra tapear a fome.

Principalmente nos dias de bacalhau, onde na verdade serviam o célebre "mulato-véio" como era chamado o engana bobo. O bife de fígado também era duro de engolir, quer dizer, de mastigar. Um belo dia, fui surpreendido por um prato diferente, quando indaguei a um colega de repartição:

- Qual é o cardápio hoje, amigão?

- Bife espião! - respondeu o fanfarrão.

- Bife espião, como é que é?

- É isso mesmo. Vai dizer que nunca ouviu falar do famoso "bife espião"?

- Tô sabendo não, camarada... Mas, por que este nome? Ele é feito pelo serviço de espionagem da marinha?

- Não, não é nada disso!

- Por que este nome então?

- Ora bolas, porque ele é "frio" e tem "nervos de aço"!

 
 

fale com o autor